Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21616
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LuanaDeFariaCastro_tcc.pdf485,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os professores como imigrantes digitais na disciplina de artes visuais
Autor(es): Castro, Luana de Faria
Orientador(es): Fernández Méndez, María del Rosario Tatiana
Assunto: Artes visuais
Professores de arte
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 12-Mar-2019
Referência: CASTRO, Luana de Faria. Os professores como imigrantes digitais na disciplina de artes visuais. 2018. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barretos - São Paulo, 2018.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar o uso e as dificuldades encontradas pelos professores de Artes Visuais quanto à inserção e utilização dos recursos tecnológicos nessa disciplina. A pesquisa descreve quais recursos tecnológicos são mais utilizados em sala de aula nas aulas de Artes Visuais e quais recursos tecnológicos a escola oferece. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre essas temáticas, com alguns autores tais como Vani Moreira Kenski (2012), José Manuel Moran (2012), José Armando Valente (2010), e outros que debruçam seus estudos no campo da Educação e Tecnologia, analisando-os de forma reflexiva, seguida da pesquisa de campo com professores de Artes Visuais de uma escola no município de Barretos – SP, os quais responderam a um questionário sobre quais recursos a escola oferece e quais são de fato utilizados e o que pensam sobre esses recursos. Obteve-se os resultados de que há muitos recursos ofertados pela escola, e que os professores utilizam sempre os mesmos, revelando que falta uma formação sobrea utilização e o conhecimento sobre a importância e o como utilizar esses recursos em sala de aula, nas aulas de Artes Visuais nas escolas de Barretos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21616
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.