Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21598
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaFlaviaCardosoAlmeida_tcc.pdf490,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A operacionalização da insignificância pelo STJ e STF : entre o funcionalismo redutor e o direito penal do inimigo
Autor(es): Almeida, Ana Flávia Cardoso
Orientador(es): Rodrigues, Paulo César Villela Souto Lopes
Assunto: Princípio da insignificância
Estado de direito
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 8-Mar-2019
Referência: ALMEIDA, Ana Flávia Cardoso. A operacionalização da insignificância pelo STJ e STF: entre o funcionalismo redutor e o direito penal do inimigo. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho propõe uma análise empírica da conformação jurisprudencial do princípio da insignificância pelo Superior Tribunal de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal, por meio de uma perspectiva crítica relacionada à sua construção dogmática à luz dos contornos da tipicidade material. Ao se identificar as linhas gerais proferidas por esses tribunais, destaca-se verdadeira imprecisão argumentativa do instituto a respaldar sua operacionalização de diversas formas para além da sua concepção como excludente de tipicidade. Ressalta-se o distanciamento da praxe jurídica dos ideais da fragmentariedade e subsidiariedade de um Direito Penal mínimo e coadunado com seu aspecto teleológico. Nessa perspectiva, se reconhece a interferência das premissas de um Direito Penal do Autor na caracterização da insignificância, comprometendo a ideologia de um justiça equitativa corolária de um Estado de Direito.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21598
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons