Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21591
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LudimilaDaBelaCruz_tcc.pdf8,15 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFreitas, Sérgio Antônio Andrade de-
dc.contributor.authorCruz, Ludimila da Bela-
dc.identifier.citationCRUZ, Ludimila da Bela. Ferramenta de apoio a construção de projetos de gamificação. 2016. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2016.pt_BR
dc.description.abstractMotivação é o que move as pessoas, para alcançar uma meta, um objetivo, resolver um problema. A proposta desde trabalho é a criação de uma ferramenta que, utilizando elementos de gamificação, proporcione ao usuário a possibilidade de moldar essa motivação. Utilizar a gamificação para as pessoas se sentirem motivadas na vida real tanto quanto se sentem ao jogar, é um assunto discutido por alguns autores nos últimos anos. Associar tecnologia a gamificação visa ampliar o alcance da gamificação as pessoas. A gamificação além de utilizar elementos de jogos para motivar, produz engajamento, deixando as pessoas engajadas com sua causa pessoal, a causa da empresa, a causa onde se utilizou gamificação. A construção da ferramenta se iniciou com o levantamento do referencial teórico, partindo deste referencial foi escolhido um modelo de gamificação para formar o motor da ferramenta. A proposta foi inicial foi elaborada com a intenção de disponibilizar ao usuário uma ferramenta de apoio construção de projetos de gamificação. A ferramenta construída está alinhada a esse pensamento.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDesign de jogospt_BR
dc.titleFerramenta de apoio a construção de projetos de gamificaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-03-07T15:08:51Z-
dc.date.available2019-03-07T15:08:51Z-
dc.date.submitted2016-07-02-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21591-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Motivation drives people to achieve goals and solve problems. This project aims to create a tool that uses gamification elements to shape user engagement. The use of gamification to motivate people’s life has been discussed in the last years. Integrating technology and gamification aims to expand its use. Besides using game elements to engage people, gamification motivates with personal, professional and context causes. The construction of the tool began with literature review. From the review, a gamification model was chosen to support the core of the tool. Moreover, it supports choices made about the model construction. The initial proposal aims to deliver to users a gamification tool to support gamification project creation. It intends to be accessible to whoever it may interest. The built tool is aligned with that thought.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons