Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21578
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LeonardoCambraiaCorrea_tcc.pdf3,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios, agilidade e simplicidade : uma abordagem para desenvolvimento mobile
Autor(es): Corrêa, Leonardo Cambraia
Orientador(es): Serrano, Milene
Coorientador(es): Serrano, Maurício
Assunto: Aplicativos
Software de aplicação
Data de apresentação: 4-Jul-2018
Data de publicação: 1-Mar-2019
Referência: CORRÊA, Leonardo Cambraia. Desafios, agilidade e simplicidade: uma abordagem para desenvolvimento mobile. 2018. 121 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O desenvolvimento de aplicativos tem se tornado cada vez mais frequente. Conforme a crescente demanda, aplicativos web nem sempre conseguem suprir as necessidades do mercado. Não apenas desenvolvedores de outras linguagens tem se aventurado pelo mundo mobile, mas entusiastas - pessoas sem conhecimento formal da área da Ciência da Computação ou Engenharia de Software - passaram a desenvolver aplicativos. Um problema que estes encontram é relacionado ao acesso e entendimento de materiais de apoio, enquanto o desenvolvedor ainda não adquiriu experiência. Este trabalho se propôs a construir uma abordagem de desenvolvimento simplificada, para apoiar desenvolvedores que ainda não possuem experiência em desenvolvimento ágil e mobile - nos seus primeiros passos para a criação de aplicativos voltados para o sistema operacional iOS. O trabalho consistiu de duas fases, sendo que o objetivo da primeira fase foi realizar um mapeamento inicial de literatura, onde, a partir deste buscou-se encontrar as atividades consideradas ideais para guiar o desenvolvimento de um aplicativo por alguém sem experiência, definindose uma abordagem preliminar. Na segunda fase, foi realizada a validação da abordagem preliminar, por meio do desenvolvimento de aplicativos - utilizando a linguagem Swift, dentro de ciclos de pesquisa-ação. Após a execução destes ciclos, foi criada a versão final da abordagem.
Abstract: App development has become more frequent. Accordingly to its crescent demand, web apps not always can achieve market’s needs. Not only developers that are used to develop in other languages have been adventuring through the mobile world, but enthusiasts - people without formal knowledge in Computer Science or Software Engineering - started to develop apps. A problem found by those is related to support materials access and understanding, while as a developer, the person has not acquired experience yet. This project proposed to build a simplified development approach, to support developers - which do not have experience in agile and mobile development - in its first steps towards the creation of iOS apps. The project consisted in two phases, being the goal of the first one to create a initial literature map, from which started the search for the ideal activities for guiding someone without experience into the development of an app. From this activities a preliminar approach was defined. In the second phase, the preliminar approach was validated, through the development of apps - using Swift, during action research cycles. After the execution of those cycles, the final version of the approach was created.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons