Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2154
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RomildaIliasDutra.pdf381,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O processo de inclusão de uma aluna deficiente visual em uma turma de alfabetização da EJA
Autor(es): Dutra, Romilda Ilias
Orientador(es): Carvalho, Susana Silva
Assunto: Deficientes visuais
Educação inclusiva
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: 20-Abr-2011
Data de publicação: 16-Nov-2011
Referência: DUTRA, Romilda Ilias. O processo de inclusão de uma aluna deficiente visual em uma turma de alfabetização da EJA. 2011. 53 f. Monografia Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Esta pesquisa apresenta elementos para o estudo reflexivo das questões relativas a inclusão de uma educanda deficiente visual em uma turma de alfabetização de jovens e adultos em Ipatinga. Os dados foram coletados através da realização de entrevistas e questionários com a educanda, a sua família, os colegas da turma, os professores regentes, a vice-diretora e uma professora do atendimento especializado. Com base em pesquisa qualitativa e através do referencial teórico, foi possível conhecer a história de vida da aluna, como iniciou a sua trajetória escolar, como os educadores perceberam o processo e quais as dificuldades encontradas. Meu propósito é contribuir para a melhoria da inclusão do deficiente visual na Educação de Jovens e Adultos, refletindo sobre a realidade dos fatos que são: como incluir um educando com deficiência visual em uma turma de alfabetização da EJA? Como a escola deve se organizar para incluir esse aluno? Onde buscar alternativas para a melhoria do processo? A conclusão aponta para a necessidade da melhoria do trabalho realizado na escola, principalmente, no que tange a acessibilidade, a formação continuada dos educadores e a aquisição dos materiais e equipamentos necessários para garantir o desenvolvimento dos potenciais do deficiente visual.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons