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dc.contributor.advisorCarvalho, Susana Silva-
dc.contributor.authorBarbosa, Juliana Silveira Branco-
dc.identifier.citationBARBOSA, Juliana Silveira Branco. A importância da participação familiar para a inclusão escolar. 2011. 44 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta de Brasília, Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inlcusão Escolar, 2011. ______________________________________________________________________________ Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractA pesquisa intitulada “A importância da participação familiar para a inclusão escolar”, tem o objetivo de investigar através de pesquisa teórica e de campo, a importância da participação familiar para o processo de ensino-aprendizagem de crianças na faixa etária de 11 a 15 anos, dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Segundo Kaloustian (1988), a família é o lugar indispensável para a garantia da sobrevivência e da proteção integral dos filhos e demais membros, independentemente do arranjo familiar ou da forma como vêm se estruturando. É a família que propícia os aportes afetivos e, sobretudo materiais necessários ao desenvolvimento e bem-estar dos seus componentes. Ela desempenha um papel decisivo na educação formal e informal, em seu espaço que são absorvidos os valores éticos e humanitários, onde se aprofundam os laços de solidariedade. É também em seu interior que se constroem as marcas entre as gerações e são observados valores culturais. A motivação dessa pesquisa é a experiência vivenciada na escola onde atuo como Supervisora Pedagógica, na rede estadual de educação atendendo alunos oriundos de vários bairros da cidade, entre eles alunos com necessidades educacionais especiais. Como resultado a pesquisa demonstra que a relação família-escola é fundamental para a construção da identidade, autonomia e cidadania do aluno. Mas, infelizmente a aproximação da família e da escola encontra diversas barreiras. Ainda não acontece de forma a promover o desenvolvimento do aluno com Necessidades Educacionais Especiais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordLar e escolaen
dc.titleA importância da participação familiar para a inclusão escolaren
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-11-16T15:29:07Z-
dc.date.available2011-11-16T15:29:07Z-
dc.date.issued2011-11-16T15:29:07Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2152-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1The research entitled "The importance of family to include school," aims to investigate through theoretical research and field, the importance of family participation in the process of teaching and learning of children aged 11 to 15 years, the final years of elementary school (6th to 9th grade). According Kaloustian (1988), the family is the indispensable place to assure the survival and complete protection of children and other members, regardless of living arrangements or the way they are structured. It is conducive to the contributions that family affection and above all materials necessary for the development and welfare of its components. It plays a decisive role in formal and informal, in their space that are absorbed the ethical and humanitarian values, which deepens the ties of solidarity. It is also within the brands that are built between the generations and cultural values are observed. The motivation of this research is the lived experience at the school where I work as Educational Supervisor in the state system of education given students from various districts of the city, including students with special educational needs. As a result, research shows that family-school relationship is essential for the construction of identity, autonomy and citizenship of the student. But unfortunately the approach of family and school will find many barriers. Not yet the case in order to promote the development of students with special educational needs.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2152pt_BR
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