Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21525
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CesarAdrianoDeSouzaBarbosa_tcc.pdf1,68 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Diversidade produtiva e transição agroecológica : um estudo de caso da Feira Popular da Agricultura Familiar de Alto Paraíso de Goiás
Autor(es): Barbosa, César Adriano de Souza
Orientador(es): Costa, Flávio Murilo Pereira da
Assunto: Segurança alimentar
Agroecologia
Data de apresentação: 12-Dez-2018
Data de publicação: 25-Fev-2019
Referência: BARBOSA, César Adriano de Souza. Diversidade produtiva e transição agroecológica: um estudo de caso da Feira Popular da Agricultura Familiar de Alto Paraíso de Goiás. 2018. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociobiodiversidade e Sustentabilidade no Cerrado)—Universidade de Brasília, Alto Paraíso de Goiás - GO, 2018.
Resumo: Na presente pesquisa buscou-se entender a relação entre a diversidade produtiva e os níveis da Transição Agroecológica de um grupo de agricultores dos assentamentos Sílvio Rodrigues e Mingau, localizados na Chapada dos Veadeiros, municípios de Alto Paraíso de Goiás e São João d’Aliança. Integrantes deste grupo criaram em 2015, com o apoio do NASPA / Centro UnB Cerrado, a reconhecida Feira Popular da Agricultura Familiar no município de Alto Paraíso. Pretendeu-se entender também, como as práticas agroecológicas integradas a outros indicadores de transição, podem influenciar a permanência destes agricultores junto à esta feira. Dessa forma, foram propostos Indicadores dos níveis da Transição Agroecológica nas parcelas do grupo. O levantamento da produção foi realizado mensalmente a partir de visitas à feira, e serviu também de base para a elaboração de um Calendário Sazonal de produção com a distribuição dos produtos (hortifrúti) por estações do ano. A coleta de dados referente às práticas agroecológicas e demais Indicadores foram feitas a partir da elaboração e aplicação de questionário e realização de visitas às parcelas para observação e avaliação das informações coletadas. O presente estudo permitiu ampliar a compreensão da relação da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) com processos de base agroecológica na Agricultura Familiar. Pode-se concluir que os indicadores possibilitaram identificar níveis de Transição Agroecológica para as parcelas analisadas e que, a adesão às práticas de base agroecológicas, influencia diretamente o processo produtivo e a diversificação de atividades e cultivos, mas fatores como o tamanho da área de cultivo e a quantidade de membros da família envolvidos nas atividades produtivas, podem influenciar a produtividade das parcelas. Ainda que não haja uma relação direta entre diversidade e o nível de transição, este parece influenciar na permanência dos agricultores na referida feira. Esperamos que este trabalho sirva de incentivo para que estes agricultores continuem participando da Feira Popular da Agricultura Familiar e avançando no processo de Transição Agroecológica, e que os Indicadores aqui propostos possam vir a servir como um caminho a ser trilhado pelas famílias em transição rumo a uma produção cada vez mais diversificada e de base agroecológica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados do Cerrado da Chapada dos Veadeiros, 2018.
Aparece na Coleção:Sociobiodiversidade e Sustentabilidade no Cerrado



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons