Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/21515
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MatheusSoaresMachado_tcc.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Formar-se músico : aprendizagem musical dos integrantes da banda Scalene
Autor(es): Machado, Matheus Soares
Orientador(es): Recôva, Simone Lacorte
Assunto: Música - instrução e estudo
Bandas (Música)
Data de apresentação: 28-Jun-2018
Data de publicação: 22-Fev-2019
Referência: MACHADO, Matheus Soares. Formar-se músico: aprendizagem musical dos integrantes da banda Scalene. 2018. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo geral conhecer a aprendizagem musical formal e informal dos integrantes da banda Scalene, originada na cena independente do Rock do Distrito Federal. Os objetivos específicos estão baseados em identificar o aspecto motivacional inicial e continuado para aprender um instrumento musical, identificar a trajetória da aprendizagem formal e informal, compreender como a participação em banda(s) contribuiu para o desenvolvimento musical dos integrantes e conhecer a progressão do desenvolvimento técnico no instrumento. A partir da revisão bibliográfica e de experiências como plateia e músico durante o curso de Licenciatura em Música da Universidade de Brasília - UnB, foi possível compreender como os músicos da banda Scalene aprenderam e continuam aprendendo música, bem como sobre os recursos utilizados para tal. Espera-se que esse trabalho possa auxiliar na reflexão de professores acerca de como seus alunos podem aprender música e utilizar conhecimentos para tocarem em bandas ou grupos sem necessariamente estarem em contato apenas com a educação musical formal. Espera-se, ainda, que as questões analisadas gerem continuação deste trabalho no mapeamento da aprendizagem de outras bandas de Rock no Brasil.
Abstract: The general objective of this undergraduate thesis is to know Scalene’s band members formal and informal musical learning. This rock band was formed in the autonomous scene of Distrito Federal Rock. The specific objectives are based on identifying the first and continuous motivational aspect to learn a musical instrument, the formal and informal learning trajectory as well as its specificities, understand how playing on a band contributed to the members’ musical development and know the progression of technical development in some instrument. Through the bibliographic review and the experiences as an audience and musician throughout the Music Major’s undergraduate course in UnB, it was possible to understand how Scalene’s band musicians learned (and still learning) how to play music, as well as about the used tools. This thesis may aid teachers in their own reflexion about how students can learn music and use their knowledge to play in musical groups without being necessarily in contact with formal music education only. Besides, the analyzing issues may continue this work in mapping of others Brazilian’s Rock bands learning.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2018.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons