Título: | Música no PAS-UnB : a linguagem artística música nas aulas de Arte no Ensino Médio |
Autor(es): | Galvão, Juliana de Lima |
Orientador(es): | Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de |
Assunto: | Música - instrução e estudo |
Data de apresentação: | 29-Jun-2018 |
Data de publicação: | 22-Fev-2019 |
Referência: | GALVÃO, Juliana de Lima. Música no PAS-UnB: a linguagem artística música nas aulas de Arte no Ensino Médio. 2018. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Esta pesquisa pretende apresentar e analisar o relato dos/as professores/as de Arte sobre como
as obras musicais do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília
(UnB) são abordadas e sua relação com a matriz de objetos de conhecimento.
Especificamente, pretendo descrever, por meio da fala dos professores, quais são as atividades
realizadas com o repertório musical do PAS, quais competências e habilidades podem ser
identificadas nessas práticas e quais são as dificuldades encontradas no trabalho docente. Para
esta pesquisa, foi utilizada uma abordagem qualitativa de investigação, e realizado um estudo
exploratório com entrevistas do tipo semiestruturadas. Os três entrevistados são professores
de Artes da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), e atuam em escolas públicas
do Plano Piloto. Nenhum dos três possui formação superior em música. As informações que
fundamentaram este trabalho foram coletadas a partir de análise de documentos e textos
acadêmicos sobre a inserção e trajetória da música no PAS, seus princípios orientadores, e
estudos exploratórios realizados em escolas privadas. Em consonância com os documentos
que regem a educação básica, o PAS UnB busca o rompimento da fragmentação dos
conhecimentos ao adotar como eixos estruturadores a contextualização e a
interdisciplinaridade, buscando avaliar a aprendizagem significativa. Os resultados apontam
que é importante que haja diálogo entre as obras por meio dos objetos de conhecimento e dos
princípios de interdisciplinaridade e contextualização para que as habilidades e competências
do PAS sejam mobilizadas. |
Abstract: | This research intends to present and analyze the report of the teachers of Art about how the
musical repertoire of the Programa de Avaliaçao Seriada (PAS) of the Universidade de
Brasilia (UnB) are addressed and its relation with the matrix of objects of knowledge. I intend
to describe, through the teachers' speech, what are the activities carried out with the PAS
musical repertoire, what skills and abilities can be identified in these practices and what are
the difficulties found in the teaching work. For this research, a qualitative research approach
was used, and an exploratory study was conducted with semi structured interviews. The three
interviewees are art teachers from the Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF),
and work in plano piloto’s public schools. None of them has a major background in Music.
The theoretical framework is based in documents and academic texts about the insertion and
trajectory of music in PAS, its ground principles and exploratory researches carried out in
private schools. According to Brazilian’s education laws, PAS UnB intends to be an
alternative for the fragmentation of knowledge in the curriculum by adopting the
contextualization and interdisciplinarity as basic principles, so it will be possible to evaluate
meaningful learning. The results point out that it is important to promote a pedagogical
dialogue between the objects of knowledge and the principles of interdisciplinarity and
contextualization. So the abilities and competences of PAS could be mobilized. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2018. |
Aparece na Coleção: | Música
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