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2018_MariaJeaneDeSouzaRodrigues_tcc.pdf1,6 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorCastro, Rosana Andréa Costa de-
dc.contributor.authorRodrigues, Maria Jeane de Souza-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Maria Jeane de Souza. A livre expressão nas escolas: o desenho das crianças. 2018. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Tarauacá - Acre, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão do curso trata-se de um estudo sobre a livre expressão nas escolas: o desenho das crianças. A pesquisa foi aplicada tendo base nos conhecimentos observados nos estágios supervisionados do Curso de Licenciatura de Artes Visuais no munícipio de Tarauacá no interior do Estado do Acre distante 420 Km da capital Rio branco. Esta pesquisa tem por objetivo observar, entender e avaliar as possibilidades para a construção de processos de ensino/aprendizagem em desenho para os alunos do ensino fundamental e médio. O estudo dos referenciais teóricos desenvolvidos revela métodos e procedimentos aplicados nos ambientes observados trazendo uma nova compreensão de como se pode explorar o desenho nas escolas. O embasamento teórico traz um paralelo entre as observações obtidas nos estágios comparados ao estudo de caso do Professor/Artista Darci Seles que aplica suas aulas de desenho no Serviço Social do Comércio – SESC/Rio Branco. Os métodos utilizados na pesquisa combina a pesquisa qualitativa e exploratória e o resultado obtido ao final do trabalho foi uma mudança radical no conceito de ensino/aprendizado do desenho nas escolas, onde se parte do princípio de que o desenho artístico se utiliza única e exclusivamente do processo de criação através da livre expressão, sem a utilização do desenho geométrico como ponto de partida e se chega à conclusão de que todos os tipos de desenhos podem e devem servir como ponto de partida para o desenho artístico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordDesenho infantilpt_BR
dc.subject.keywordArtes visuaispt_BR
dc.titleA livre expressão nas escolas : o desenho das criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-02-22T11:23:22Z-
dc.date.available2019-02-22T11:23:22Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21501-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work of conclusion of the course is a study on the free expression in the schools: the drawing of the children. The research was applied based on the knowledge observed in the supervised stages of the Visual Arts Degree Course in the municipality of Tarauacá in the interior of the State of Acre, distant 420 km from the capital Rio Branco. The aim of this research is to observe, understand and evaluate the possibilities for the construction of teaching / learning processes in drawing for elementary and high school students. The study of the developed theoretical frameworks reveals methods and procedures applied in the observed environments bringing a new understanding of how one can explore the drawing in schools. Theoretical basis brings a parallel between the observations obtained in the stages compared to the case study of Professor / Artist Darci Seles who applies his drawing classes in the Social Service of Commerce - SESC / Rio Branco. The methods used in the research combine the qualitative and exploratory research and the result obtained at the end of the work was a radical change in the concept of teaching / learning of the drawing in the schools, where it is assumed that the artistic drawing is used solely and exclusively process of creation through free expression, without the use of geometric drawing as a starting point and it is concluded that all types of drawings can and should serve as starting point for the artistic design.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21501pt_BR
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