Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2150
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FelipeBarrosdeSousa.pdf450,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Competências profissionais na comercialização de energia : estudo de caso em uma organização do setor elétrico
Autor(es): Sousa, Felipe Barros de
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Gestão por competências
Competências organizacionais
Serviços de eletricidade
Data de apresentação: 14-Jul-2011
Data de publicação: 16-Nov-2011
Referência: SOUSA, Felipe Barros de. Competências profissionais na comercialização de energia: estudo de caso em uma organização do setor elétrico. 2011. 80 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar as competências profissionais necessárias à atividade de comercialização de energia elétrica em uma organização deste setor econômico brasileiro. Para viabilizar tal identificação, foram analisadas e empregadas técnicas de mapeamento de competências descritas por Carbone (2005) e apresentados por Bahry e Brandão (2005). Foram realizadas entrevistas com gestores da área na organização estudada e a análise e categorização das declarações coletadas permitiram identificar o processo de comercialização de energia, vinte e duas competências profissionais ligadas a esta função e ainda a verificação de lacunas no desempenho de tais competências. As análises à luz da teoria apresentada subsidiam a elaboração de políticas de desenvolvimento de pessoas com base em gestão e remuneração por competências, novos métodos de avaliação de desempenho de modo objetivo. A gestão mais eficiente do capital humano proporciona o aumento da competitividade do processo de comercialização de energia na mais recente reorganização deste setor econômico, ainda caracterizado por forte regulação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons