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Título: Valores humanos pessoais de consumidores a partir da escolha de produtos legais ou pirateados
Autor(es): Silva, Éder Viana
Orientador(es): Alfinito, Solange
Assunto: Comportamento do consumidor
Pirataria (Direitos autorais)
Valores humanos
Data de apresentação: 5-Jul-2011
Data de publicação: 16-Nov-2011
Referência: SILVA, Éder Viana. Valores humanos pessoais de consumidores a partir da escolha de produtos legais ou pirateados. 61 f. 2011. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A pirataria é um problema dos dias atuais no mundo e no Brasil, manifesta de diversas formas como ações de falsificação, sonegação fiscal e contrabando. Interfere na esfera econômica, social e cultural. A pirataria suplanta ações de empresas legalizadas que gastam recursos com P&D, seu relacionamento com instituições de pesquisa para inovação, elaboração de estratégias de promoção, precificação, distribuição, patentes e direitos autorais. O combate á pirataria atualmente se dá principalmente com a repressão física e jurídica. Estudos na área do direito tentam definir requisitos legais que possam ser eficientes no controle da pirataria, na psicologia tenta-se definir o comportamento através de características psicológicas desviantes do indivíduo e na administração tenta-se compreender os processos de compra, e leva em conta atributos do produto, o preço, qualidade e disposição. A literatura afirma que o comportamento dos indivíduos se dá em função de valores, e que o julgamento que pessoas fazem se dá por atribuição de graus de valores às coisas. Esta pesquisa buscou conhecer valores humanos percebidos em consumidores de produtos piratas e produtos legalizados. Foi aplicado questionário estruturado a 268 alunos da Universidade de Brasília, a pesquisa foi de natureza descritiva e quantitativa. O instrumento utilizou a escala de valores pessoais QPV e 11 questões sobre pirataria para identificar consumidores de produtos piratas e consumidores de produtos legalizados. Foram realizadas análises de correlação entre variáveis e não pôde ser alcançado o continuum de valores propostos por Schwartz. Os valores humanos pessoais percebidos em compradores de produtos piratas e produtos legalizados apresentaram pequenas diferenças para esta amostra.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2149
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