Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21488
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RenatoHenriqueFerrari_tcc.pdf1,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Controle geomorfológico de bacia levemente dissecada no planalto central brasileiro
Autor(es): Ferrari, Renato Henrique
Orientador(es): Vasconcelos, Vinicius
Coorientador(es): Pinto, José Roberto Rodrigues
Assunto: Solos - análise
Data de apresentação: Jun-2018
Data de publicação: 21-Fev-2019
Referência: FERRARI, Renato Henrique. Controle geomorfológico de bacia levemente dissecada no planalto central brasileiro. 2018. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Um dos principais resultados do processo de formação das paisagens é o solo, que pode ser estudado considerando sua composição mineralógica e sua posição ao longo do relevo. Neste sentido, proporções de minerais secundários dos solos podem auxiliar na compreensão da dinâmica evolutiva da paisagem diante dos diferentes fatores erosivos e de deposição. Com isso, o objetivo deste estudo foi analisar o controle geomorfológico dos padrões do relevo sobre a mineralogia dos solos em uma bacia levemente dissecada no Planalto Central Brasileiro. A área de estudo está localizada na Bacia do Rio Jardim (BJ), Distrito Federal. Quatro topossequências de solos foram selecionadas na bacia a partir de seus padrões de terreno, de canais em altitudes superiores, e de rampas em altitudes inferiores. Em cada ponto foram coletadas amostras de solos até a profundidade 60 – 80 cm quando o solo permitia. Em campo, foram determinadas as cores dos solos para estimar a razão entre hematita e goethita (RHG). Em laboratório, as amostras foram secas e peneiradas em malha de 2 mm. Os teores de gibbsita e caulinita foram determinados com uso do Analisador Termogravimétrico. Os teores de ferro ainda foram determinados por extração de ferro ditionito (Fed) e ferro oxalato (Feo) e avaliados pela susceptibilidade magnética (SM). As topossequências de canais apresentaram solos mais gibbsíticos e goethíticos em relação às rampas cauliníticas, que obtiveram solos hematíticos e os maiores valores de SM. Os valores da razão Feo/Fed tiveram amplitude de 0,17 a 0,58, sendo que os canais tenderam a ter os menores valores e as rampas os maiores. Os resultados da BJ nos mostraram que os canais parcialmente dissecados contaram com maiores proporções de gibbsita indicando a presença da Superfície de Aplainamento Sul-Americana, sendo a dinâmica dos minerais de ferro maior influenciada por este padrão de relevo local. As rampas apresentaram maiores concentrações de caulinita, sendo parte do ciclo de aplainamento das Superfícies Velhas, com solos mais estáveis e hematíticos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons