Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21474
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LisandraRodriguesPierote_tcc.pdf597,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção dos profissionais de educação, acerca da participação da família na vida escolar dos educandos
Autor(es): Pierote, Lisandra Rodrigues
Orientador(es): Machado, Liliane Campos
Assunto: Família e escola
Professores e alunos
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 20-Fev-2019
Referência: PIEROTE, Lisandra Rodrigues. Percepção dos profissionais de educação, acerca da participação da família na vida escolar dos educandos. 2018. 43 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso, busca levantar alguns questionamentos acerca da influência da família na vida escolar dos educandos. Tem como o seu objetivo principal compreender como ocorre a relação escola/família, sobre a perspectiva dos profissionais de educação. Primeiramente foi feito um embasamento teórico sobre a temática relação escola/família, após os levantamentos bibliográficos foi realizada uma pesquisa para compreender a visão dos profissionais de educação a respeito do tema. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas, onde seguiu uma abordagem qualitativa a nível exploratório. O trabalho é divido em seis partes, a primeira parte busca analisar o papel da família e da escola, o segundo capítulo diz a respeito da relação escola/família e as suas influêcias na vida escolar dos educandos, a terceira parte fala sobre as relações estabelecidas entre professor/aluno/família, o quarto capítulo traz a análise dos dados obtidos na pesquisa , a quinta parte analisa as entrevistas corroborando com alguns teóricos, por fim, a sexta parte trás as considerações finais acerca do tema relação escola/família. Foi concluído através deste estudo, que a família e a escola devem trabalhar de forma conjunta, visando sempre o desenvolvimento integral e educacional do educando.
Abstract: The present Term Paper seeks to raise some questions about the influence of the family in the student school life. That has the main objective based on comprehend how work a school / family relationship from a perspective of education professionals. First, a theoretical framework was done focusing on school / family relationship topic. After the bibliographical survey an opinion survey was carried out. The research was conducted through interviews, where it followed a qualitative approach at the exploratory level. The work is divided into six parts, a first part of research on the role of family and school. The second chapter relates to the school / family relationship and its influences on the school life of students. The third chapter talks about the relations between teacher / student / family. The fourth chapter brings an analysis of the research data. The fifth chapter analyzes interviews corroborating with some theorists. Finally, the sixth chapter shows the finals considerations about the school / family relationship topic. The conclusion trough this research was the family and the school must have work together, always aiming the integral and educational development of the student.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21474
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.