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Título: Trajetórias negras : o ensino de História, relações raciais e o Art. 26-A da LDB 9394/96 nos anos iniciais
Autor(es): Santos, Mirian Silva
Orientador(es): Garcia, Renísia Cristina
Assunto: História - estudo e ensino
Professores - prática profissional
Estereótipos raciais
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 20-Fev-2019
Referência: SANTOS, Mirian Silva. Trajetórias negras: o ensino de História, relações raciais e o Art. 26-A da LDB 9394/96 nos anos iniciais. 2018. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este estudo busca analisar a implementação do Art. 26-A em escolas do DF. Especificamente, pretende apresentar e destacar a trajetória de dois professores, um homem negro e uma professora negra e os trabalhos realizados por eles na prática docente, no que diz respeito a cumprir o que esse artigo propõe. A técnica de pesquisa utilizada é a de Entrevista Narrativa. Traz como resultado a importância da atuação dos educadores e da pedagogia engajada (HOOKS, 2003) para a construção de uma educação capaz de realizar seu efetivo papel, no que diz respeito a contemplar a participação africana e afro-brasileira na formação o Brasil. Tem como base o marco legal que traz a obrigatoriedade do trabalho sobre História e cultura afro-brasileira e revela como um professor/a ciente do seu papel e empenhado/a em evidenciar as narrativas de todos os povos que compõem a sociedade brasileira, contribui para a quebra de estereótipos e no fortalecimento das identidades dos/das educandos/as negros e negras.
Abstract: This study seeks to analyze the implementation of Art. 26-A in schools in the Federal District. Specifically, it intends to present and highlight the trajectory of two teachers, a black man and a black teacher. Through the Narrative Interview technique. It brings as a result the importance of teaching and engaged pedagogy (Hooks, 2003), in education for the construction of an education capable of fulfilling its effective role, in regard to contemplating African and Afro-Brazilian participation in the formation of Brazil . It is based on the legal framework that brings the obligation of work on Afro-Brazilian history and culture and reveals how a teacher aware of his role and committed to highlighting the narratives of all the peoples that compose Brazilian society, contribute to the breaking of stereotypes and the strengthening of the identities of black and black students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21470
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