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dc.contributor.advisorZardo, Sinara Pollom-
dc.contributor.authorJesus, Layne Silva de-
dc.identifier.citationJESUS, Layne Silva de. Organização e oferta do atendimento educacional especializado para uma aluna com cegueira nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso. 2018. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho estuda a temática da inclusão com foco no atendimento educacional especializado (AEE), objetiva compreender como se dá a organização e oferta do atendimento educacional especializado para a estudante com cegueira matriculada nos anos iniciais em uma escola pública do Distrito Federal. Destacam-se como objetivos específicos: a) conhecer a organização do atendimento educacional especializado para uma aluna com cegueira matriculada nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública do DF; b) identificar a função do atendimento educacional especializado no contexto pesquisado; c) analisar o processo de formação de professores para atuação nos sistemas educacionais inclusivos e suas concepções sobre a inclusão escolar; d) averiguar se há articulação entre o trabalho pedagógico realizado no atendimento educacional especializado e na sala comum e de que forma se dá esse processo. O AEE constitui-se como um serviço de direito de estudantes da educação especial, portanto é necessário conhecer a sua dinâmica para que se compreenda de que modo tem ocorrido a inclusão desses estudantes na escola comum. Os procedimentos metodológicos adotados foram análise documental, observação participante registrada em diário de campo e entrevista semiestruturada com as professoras da classe comum e do AEE. Demonstrou-se que há desafios no processo de inclusão desses estudantes, dentre os quais pode-se destacar a falta de valorização dos profissionais do AEE e a falta de recursos para promover a acessibilidade. Os resultados evidenciaram a importância da articulação entre o trabalho pedagógico do professor do AEE e da classe comum para a inclusão escolar da estudante com cegueira.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.titleOrganização e oferta do atendimento educacional especializado para uma aluna com cegueira nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-02-19T10:19:08Z-
dc.date.available2019-02-19T10:19:08Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21457-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This paper compises a study on the theme of inclusion with focus on specialized educational services (SES). It seeks to understand how the specialized educational services are organized and offered for a blind student enroled in the first years of a public school in the Federal District.The specific objectives are: a) to know the organization of the specialized educational services for a student with blindness registered in the initial years of elementary education in a public school in the Federal District; b) identify the function of the specialized educational services in the researched context; c) analyze the process of teacher training for action in inclusive education systems and their conceptions of school inclusion; d) to inquire if there is articulation between the pedagogical work realized in the specialized educational service and in the common room and how this process takes place. The SES constitutes in a service which special education students are entitled for, therefore it is necessary to become acquainted with its dynamics in order to compreehend in which manner the process of inclusion is working out for students with visual impairment in the common school. The adopted methodological procedures were documentary analysis, participant observation recorded in field diary and semi-structured interview with the common class' teachers as well as the SES'. It was demonstrated that there are challenges to be met in these students' process of inclusion, among which can be highlighted the lack of appreciation of SES professionals and the lack of resources to promote acessibility. The results evidenced the importance of articulation in the pedagogical work between the SES teacher and that of the commom classroom to reach the school inclusion for the blind student.pt_BR
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