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Título: Análise do impacto de túneis em estruturas lindeiras
Autor(es): Toffoli, Clara Magalhães
Orientador(es): Assis, André Pacheco de
Assunto: Vibração
Placas (Engenharia)
Fundações (Engenharia)
Data de apresentação: 5-Dez-2018
Data de publicação: 16-Fev-2019
Referência: TOFFOLI, Clara Magalhães. Análise do impacto de túneis em estruturas lindeiras. 2018. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Quando se constrói túneis, as estruturas lindeiras são afetadas de diversas formas. É feita neste trabalho uma análise desses impactos nessas estruturas, sendo estas casas, prédios, redes de água, esgoto e pluviais, além de outros túneis. Existem diversos tipos de impactos que são observados, alguns que devem ser extensivamente discutidos em fase de projeto. Na pesquisa que segue serão analisados alguns deles, os que se julgou mais enfáticos e contextualizados, divididos em impactos relacionados à engenharia em si e ao meio como um todo. O primeiro deles é o recalque induzido, que dependendo do nível pode causar danos estruturais severos nas estruturas adjacentes. Assim, são analisadas as variáveis mais diretamente relacionadas a ele e as formas de mitigá-lo. Outro impacto é a vibração que a etapa de construção pode causar no meio, devido ao uso de explosivos e à liberação de grandes tensões in situ. Essa consequência pode causar tanto dano estrutural como incômodo aos habitantes próximos. São estudadas suas fontes principais e a forma de contorná-la, além de restrições legais nos países. Por fim são analisados dois impactos menos relacionados à fase de obra e controlados pela engenharia, que são a forma como a presença do túnel no subterrâneo afeta a hidrogeologia da região e a forma como se propagam as ondas sísmicas que percorrem o meio próximo. Na segunda parte, é feita por meio de software de método dos elementos finitos (Plaxis) uma análise do recalque distorcional induzido em estrutura com fundações profundas do tipo estaca, advinda de projeto e sondagem geotécnica reais, pela escavação do túnel. Os parâmetros do túnel são variados para poder elaborar análise qualitativa do impacto de sua variação neste recalque.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
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