Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21430
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_PedroRomualdoDaSilva_tcc.pdf3,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Dupla jornada no esporte de representação : o caso dos atletas da Universidade de Brasília
Autor(es): Silva, Pedro Romualdo da
Orientador(es): Costa, Felipe Rodrigues da
Coorientador(es): Miranda, Iuri Scremin de
Assunto: Esportes universitários
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 16-Fev-2019
Referência: SILVA, Pedro Romualdo da. Dupla jornada no esporte de representação: o caso dos atletas da Universidade de Brasília. 2018. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O objetivo geral dessa pesquisa é apresentar perfil do estudante atleta da Universidade de Brasília. Este é um estudo exploratório e faz parte do um Trabalho de Conclusão de Curso sobre o tema geral da Dupla Carreira Esportiva. A amostra é composta por estudantes atletas que representaram a universidade em competições oficiais, organizadas pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário, no ano de 2017. O estudo consistiu em duas fases. Na primeira fase do estudo enviamos um questionário semiestruturado via e-mail para traçar o perfil da amostra e na segunda fase foram realizadas entrevistas individuais com atletas que obtiveram resultados internacionais, com a intenção de aprofundar as respostas obtidas pelo questionário obtido. A alta escolaridade dos pais dos estudantes atletas favorece a manutenção da condição de estudante atleta universitário. Apesar da maioria dos estudantes atletas tentarem conciliar ambas as carreiras de forma igual perceberam que há a tendência de a carreira acadêmica sobressair como prioridade devido ao alto índice acadêmico, respostas do questionário e pelas entrevistas realizadas. Há indicativos, por parte dos estudantes atletas, da necessidade de um programa de acompanhamento acadêmico voltado ao estudante atleta universitário para afirmar a sua tal condição.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons