Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21423
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CelioApolinarioTorresMaciel_tcc.pdf1,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfil de prática e de consumo de corredores de rua e a satisfação com a educação física escolar
Autor(es): Queiroga, Luiz Victor
Orientador(es): Costa, Américo Pierangeli
Assunto: Corridas (Atletismo)
Exercícios físicos
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 15-Fev-2019
Referência: QUEIROGA, Luiz Victor. Perfil de prática e de consumo de corredores de rua e a satisfação com a educação física escolar. 2018. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A corrida de rua é um esporte que vem crescendo ano após ano quanto ao número de praticantes. Pessoas de diferentes sexos, culturas, etnias e idades aderem e continuam a praticar a corrida de rua em diferentes formatos de disputa e nível de treinamento. O objetivo deste estudo é entender melhor os diferentes perfis de corredores de rua quanto aos hábitos de prática e consumo e verificar possíveis associações com a satisfação com aulas de educação física escolar (EDFE). Para identificar os perfis de consumo e o nível de satisfação com a EDFE dos corredores de rua do Distrito Federal (DF) foi aplicado um questionário online contendo questões relacionadas ao gasto médio no último semestre com produtos e serviços relacionados as corridas, dados pessoais, características de treinamento e o nível de satisfação com as aulas de EDFE. O questionário foi divulgado pelas redes sociais para grupos de corredores de rua do Distrito Federal e enviado por e-mails coletados durante a realização de competições. Responderam à pesquisa 361 corredores de rua que residem no DF. Como resultado, foi possível observar dois grupos diferentes. Um grupo com menor engajamento na corrida de rua dentro dos aspectos de perfil de prática e perfil de consumo. Em contraponto o segundo grupo apresentou um engajamento maior tanto quanto ao perfil de prática quanto ao perfil de consumo. Nota-se que quanto ao nível de satisfação com a EDFE somente o esporte "Atletismo" apresentou diferença estatística.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21423
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons