Título: | A contribuição da corporeidade como conteúdo nas aulas de educação física na formação de jovens e adultos |
Autor(es): | Santos, Betânia Sabino |
Orientador(es): | Brito, Marcelo de |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Expressão corporal |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 13-Fev-2019 |
Referência: | SANTOS, Betânia Sabino. A contribuição da corporeidade como conteúdo nas aulas de educação física na formação de jovens e adultos. 2018. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que foi criada para garantir o direito à educação com ênfase à alfabetização de jovens e adultos com necessidade de conclusão da educação básica. Salve as exceções, a Educação Física é uma disciplina obrigatória no currículo, com carga horária de uma hora semanal. Diante dessa realidade pouco favorável ao desenvolvimento de um currículo mais contundente e consistente, busquei intervir nas aulas o tema corporeidade. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo consistiu em desenvolver motrivivências sobre possibilidades de desenvolvimento de estratégias de ensino baseados na percepção corporal. Para isso desenvolvemos quatro aulas de Corporeidade para alunos do segundo segmento da EJA de uma escola pública do Distrito Federal. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa onde utilizamos como estratégia de coleta de informação da observação direta das atividades, do registro escrito e de questionários diagnóstico (antes das aulas) e avaliativo (após as aulas) como metodologia. Responderam voluntariamente ao primeiro questionário 34 alunos, sendo 16 mulheres e 18 homens, no segundo questionário responderam 23 alunos, sendo 14 homens e 9 mulheres, referente a todas as turmas. Os resultados indicam algum constrangimento, todavia apontaram relevância das experiências. |
Abstract: | The Youth and Adult Education (EJA)is a teaching modality created to assure the right of education with emphasis on literacy of youth and adults who need to complete basic education. Except for a few cases, Physical Education is a compulsory subject in the curriculum for at least one hour a week. Therefore, the general purpose of this study consisted of raise the debate about possibilities of the development of teaching strategies based on sportsmanship. It has been developed four corporeality classes for second segment of EJA students they‟re from a public school in Distrito Federal. Based on a qualitative approach research, were used classes observation, from written record and diagnostic questionnaires (before class) and evaluative (after class) as methodology. 34 students answered voluntarily to the first questionnaire, 16 were women e 18 men, on the second questionnaire 23 students answered, 14 were men and 9 women, this numbers are from all classes. The results showed difficulties from students to experience the playful, because it is not a common activity. However, they liked the proposal and would do more classes following the methodology. Due to its results, it is understood that corporeality can benefit YAE, because enables, to the students, the rupture of standards and reflections about our body behavior. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
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