Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2139
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_YuriSampaioMaluf.pdf1,49 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mercado Brasileiro de Fundos ETFs : evidências empíricas de arbitragem
Autor(es): Maluf, Yuri Sampaio
Orientador(es): Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Assunto: Mercado de capitais
Bolsa de valores
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 9-Nov-2011
Referência: MALUF, Yuri Sampaio. Mercado Brasileiro de Fundos ETFs: evidências empíricas de arbitragem. 2011. 58 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta monografia investiga a possibilidade de arbitragem a partir dos descontos entre os valores das cotas dos fundos ETFs transacionadas e seu valor fundamental, com dados de alta frequência entre os anos de 2009 e 2010. O trabalho tem como objeto de estudo o mercado brasileiro com o fundo iShare Ibovespa. Primeiramente é empregada uma análise das séries do ETF e o Ibovespa, seguido de simulações de estratégias que contemplem os descontos entre as séries dos ativos, tanto sem como também com custos de transação. A fim de evitar efeitos de Data-Snooping nos resultados das operações, foi usado a técnica de Bootstrap (WHITE; SULLIVAN; TIMMERMANN, 1999). No primeiro momento a estratégia alcança retornos de 213%. No segundo, verifica-se que apesar da introdução dos custos operacionais reduzirem substancialmente os ganhos, ainda superam o mercado. Entretanto, os resultados apurados através do processo de reamostragem, não apontam para retornos excedentes, sendo atribuídos ao fenômeno de Data-Snooping.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2139
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons