Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21370
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_IgorAbadeMaximo_tcc.pdf856,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Nível de atividade física, qualidade de vida e fatores associados em servidores públicos
Autor(es): Máximo, Igor Abade
Orientador(es): Molina, Guilherme Eckhardt
Coorientador(es): Porto, Luiz Guilherme Grossi
Assunto: Servidores públicos
Exercícios físicos
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 12-Fev-2019
Referência: MÁXIMO, Igor Abade. Nível de atividade física, qualidade de vida e fatores associados em servidores públicos. 2016. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Introdução: A prática de atividade física é ferramenta importante na promoção de saúde, logo conhecer o nível de atividade física de grupos profissionais é necessário para avaliar eventual necessidade de intervenção. A qualidade de vida vem sendo objeto de grande preocupação no mundo moderno onde permeiam problemas como sedentarismo e estresse. O serviço público, no senso comum, apresenta se como uma ocupação de desejo pela estabilidade financeira, por outro lado tem grandes chances de comprometer a prática regular de atividade física e a qualidade de vida. O estudo se mostra pertinente por querer analisar esses fatores em servidores públicos de Brasília, cidade que possui a maior concentração de servidores públicos do Brasil. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo analisar o nível de atividade física, a qualidade de vida e os fatores associados em servidores públicos. Materiais e Métodos: A amostra do estudo é composta por 437 servidores das áreas administrativa e judiciária de um órgão público localizado em Brasília. O estudo é do tipo transversal e utilizará os questionários IPAQ e WHOQOL como forma de classificar os indivíduos da amostra. Utilizamos do sistema de análise estatística SPSS para realizar análises descritivas do IPAQ e do WHOQOL, assim como a tabulação cruzada desse com as variáveis área e sexo. Resultados: Nas análises do IPAQ, homens apresentaram maior nível de atividade física (59,9%). Foi encontrada maior prevalência de indivíduos ativos na área administrativa (57,64). Com relação aos domínios da qualidade de vida, novamente homens apresentaram maiores valores. A área administrativa obteve maiores médias dos domínios de qualidade de vida quando comparada com a área judiciária. Conclusão: A maioria dos indivíduos da pesquisa são ativos. Quando comparamos por sexo, homens são mais ativos. Já quando analisamos de acordo com a área de atuação profissional, a área administrativa apresenta maior prevalência de ativos do que a área judiciária.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons