Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21369
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AdelaideAlvesRibeiro_tcc.pdf572,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Professores de alunos surdos no ensino fundamental : um estudo exploratório
Autor(es): Ribeiro, Adelaide Alves
Orientador(es): Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade
Assunto: Professores de educação especial - formação
Surdos - educação
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 12-Fev-2019
Referência: RIBEIRO, Adelaide Alves. Professores de alunos surdos no ensino fundamental: um estudo exploratório. 2018. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento de competências requeridas do professor do ensino fundamental na abordagem de alunos surdos. Foram questionados professores do 6º ao 9º ano de um Centro de Ensino Fundamental em São Sebastião – DF. Os resultados apontam a importância de competências técnicas e afetivas. Tais características, entretanto não são reconhecidas como presentes no cotidiano da escola, requerendo formação continuada dos docentes a fim de melhorar o processo ensino-aprendizagem do aluno surdo.
Abstract: The objective of this study was to carry through a survey of abilities required of the teacher of basic education in the boarding of deaf pupils. They had been questioned teachers of 6º to 9º year of a Center of Basic Education in São Sebastião - DF. The results point the importance of affective abilities techniques. Such characteristics, however, are not recognized as present in daily of the school, requiring the continued formation of the teachers in order to improve the process teach-learning of the deaf pupil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons