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Título: Educação física escolar : uma percepção da motivação a partir dos educandos
Autor(es): Teixeira, Guilherme Abelin
Orientador(es): Santos, Cláudia Maria Goulart dos
Assunto: Professores de educação física
Motivação na educação
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 12-Fev-2019
Referência: TEIXEIRA, Guilherme Abelin. Educação física escolar: uma percepção da motivação a partir dos educandos. 2016. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo do estudo foi pesquisar as metas de realização dos estudantes de Educação Física de duas escolas públicas e uma particular do Distrito Federal. Participaram do estudo 245 adolescentes na faixa etária de dez a quinze anos. Para a coleta de dados nessa pesquisa foi utilizado o Achievement Goals Questionnaire (AGQ). Foi demonstrado nos resultados que os meninos têm maior aprovação social e orientação ao ego-aproximação do que as meninas e ambos os sexos possuem maior orientação a maestria em relação ao ego. Não houve diferenças significativas nas respostas entre alunos de escolas públicas e da instituição privada. Constatou-se que o professor pode ter um papel relevante na orientação as metas dos alunos e que a construção de estereótipos pela sociedade contribui para a percepção de motivação dos alunos nas aulas de Educação Física.
Abstract: This study aims to research achievement goals of students taking physical education classes in two public schools and one private school, located at Distrito Federal. The participants of the study were two hundred forty five young students aged between ten and fifteen years old. The instrument used for collecting data was the Achievement Goals Questionnaire (AGQ). The results found were: boys are more oriented to approach and social approval than girls; both genders have more orientation in mastery in relation to ego, and; there are no significant results regarding differences between students from public schools and private schools. It was observed that the teacher might perform a relevant role in achievement goals. It was also observed that social stereotype contributes for the students’ perception of motivation in Physical Education classes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
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