Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/21366
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FranciellyMartinsPrado_tcc.pdf163,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da relação entre a gestão financeira e o sucesso esportivo de clubes de futebol profissional no Campeonato Brasileiro
Autor(es): Prado, Francielly Martins
Orientador(es): Azevêdo, Paulo Henrique
Assunto: Esportes - aspectos econômicos
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 11-Fev-2019
Referência: PRADO, Francielly Martins. Análise da relação entre a gestão financeira e o sucesso esportivo de clubes de futebol profissional no Campeonato Brasileiro. 2016. 8 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O estudo analisou a interdependência entre a gestão financeira e o sucesso esportivo dos oito clubes de futebol brasileiros com maior faturamento nos anos de 2014 e 2015, mensurada através da classificação nas edições do Campeonato Brasileiro dos referidos anos. Mesmo com a ausência de gestão profissional, o futebol passou a ser visto como um negócio lucrativo, uma vez que movimenta valores superior a R$ 250 bilhões de dólares no mundo a cada ano. Tratou-se de uma pesquisa descritiva, que utilizou como ferramentas de investigação os relatórios financeiros divulgados pelos clubes, tabelas do Campeonato Brasileiro das edições estudadas, além da produção científica na área sobre gestão do esporte e sites que abordam a temática. Os resultados mostraram um grau de correlação desprezível (ρ - 0,1) entre as variáveis colocação e faturamento no campeonato do ano de 2014 e um grau de correlação forte (ρ 0,7) no ano de 2015, sugerindo que o faturamento é um elemento importante na gestão de clubes de futebol, porém, o clube que possui êxito financeiro não necessariamente obterá sucesso em sua campanha no campeonato, existem outros fatores intervenientes para tal feito. Conclui-se que faturamento anual dos clubes e classificação nos campeonatos não guardam relação linear.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons