Título: | Um olhar sobre a estratégia de avaliação da aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em contexto inclusivo |
Autor(es): | Silva, Camila Batista da |
Orientador(es): | Zardo, Sinara Pollom |
Assunto: | Educação inclusiva Aprendizagem Educação especial Autismo |
Data de apresentação: | Jul-2018 |
Data de publicação: | 11-Fev-2019 |
Referência: | SILVA, Camila Batista da. Um olhar sobre a estratégia de avaliação da aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em contexto inclusivo. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de avaliação da aprendizagem de
alunos com TEA em contexto inclusivo, e para isso é preciso identificar a perspectiva de
avaliação que subsidia o acompanhamento da aprendizagem, além de verificar as estratégias
utilizadas pelo professor para avaliar o processo de aprendizagem desses estudantes e observar
em que medida o processo de avaliação considera as especificidades dos alunos com TEA. A
discussão teórica fundamentou-se em normativos legais e em autores como Freire (1981,1997),
Baio (2014), Cunha (2014) e Vygotsky (2000, 2007). Metodologicamente, a pesquisa
subsidiou-se na abordagem qualitativa e se caracterizou como estudo de caso. Foram utilizados
como instrumentos de geração de dados observações, análise documental (diário de campo e
projeto político pedagógico da escola pesquisada) e entrevista semiestruturada com a professora
regente. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do Distrito Federal identificada como
referência no processo de inclusão de alunos com transtorno de espectro autista (TEA). Os
resultados evidenciaram que a avaliação deve ser entendida como um elemento integrador entre
o ensino e a aprendizagem, extrapolando assim, as barreiras do que é avaliável e assumindo um
olhar mais abrangente para o que influencia na aprendizagem e que como forma de avaliar os
alunos, a professora, em sala, utiliza diversos recursos, considerando o direito à singularidade
das crianças com autismo, dentre elas: atividades, expressão oral, observações, análise de
comportamento e a avaliação adaptada. Este trabalho propõe uma educação que reconheça o
sujeito com autismo, por meio de uma aprendizagem significativa que englobe respeito, amor,
ludicidade, prazer e autonomia. |
Abstract: | The objective of this study is to analyze the learning evaluation process of students with ASD
in an inclusive context, and to do this, it is necessary to identify the evaluation perspective that
supports the follow-up of learning, as well as to verify the strategies used by the teacher to
evaluate the process and to observe to what extent the evaluation process considers the
specificities of students with ASD. The theoretical discussion was based on legal norms and on
authors such as Freire (1981,1997), Baio (2014), Cunha (2014) and Vygotsky (2000, 2007).
Methodologically, the research subsidized the qualitative approach and was characterized as a
case study. Documentation analysis (field diary and pedagogical political project of the
researched school) and semistructured interview with the teacher were used as instruments of
data generation. The research was conducted at a public school in the Federal District identified
as a reference in the process of inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD).
The results showed that the evaluation should be understood as an integrating element between
teaching and learning, thus extrapolating the barriers of what is evaluable and taking a more
comprehensive look at what influences learning and how to evaluate students, the teacher, in
the classroom, uses a variety of resources, considering the right to uniqueness of children with
autism, among them: activities, oral expression, observations, behavior analysis and adapted
assessment. This work proposes an education that recognizes the subject with autism, through
a meaningful learning that includes respect, love, playfulness, pleasure and autonomy. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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