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Título: Um olhar sobre a estratégia de avaliação da aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em contexto inclusivo
Autor(es): Silva, Camila Batista da
Orientador(es): Zardo, Sinara Pollom
Assunto: Educação inclusiva
Aprendizagem
Educação especial
Autismo
Data de apresentação: Jul-2018
Data de publicação: 11-Fev-2019
Referência: SILVA, Camila Batista da. Um olhar sobre a estratégia de avaliação da aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em contexto inclusivo. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de avaliação da aprendizagem de alunos com TEA em contexto inclusivo, e para isso é preciso identificar a perspectiva de avaliação que subsidia o acompanhamento da aprendizagem, além de verificar as estratégias utilizadas pelo professor para avaliar o processo de aprendizagem desses estudantes e observar em que medida o processo de avaliação considera as especificidades dos alunos com TEA. A discussão teórica fundamentou-se em normativos legais e em autores como Freire (1981,1997), Baio (2014), Cunha (2014) e Vygotsky (2000, 2007). Metodologicamente, a pesquisa subsidiou-se na abordagem qualitativa e se caracterizou como estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos de geração de dados observações, análise documental (diário de campo e projeto político pedagógico da escola pesquisada) e entrevista semiestruturada com a professora regente. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do Distrito Federal identificada como referência no processo de inclusão de alunos com transtorno de espectro autista (TEA). Os resultados evidenciaram que a avaliação deve ser entendida como um elemento integrador entre o ensino e a aprendizagem, extrapolando assim, as barreiras do que é avaliável e assumindo um olhar mais abrangente para o que influencia na aprendizagem e que como forma de avaliar os alunos, a professora, em sala, utiliza diversos recursos, considerando o direito à singularidade das crianças com autismo, dentre elas: atividades, expressão oral, observações, análise de comportamento e a avaliação adaptada. Este trabalho propõe uma educação que reconheça o sujeito com autismo, por meio de uma aprendizagem significativa que englobe respeito, amor, ludicidade, prazer e autonomia.
Abstract: The objective of this study is to analyze the learning evaluation process of students with ASD in an inclusive context, and to do this, it is necessary to identify the evaluation perspective that supports the follow-up of learning, as well as to verify the strategies used by the teacher to evaluate the process and to observe to what extent the evaluation process considers the specificities of students with ASD. The theoretical discussion was based on legal norms and on authors such as Freire (1981,1997), Baio (2014), Cunha (2014) and Vygotsky (2000, 2007). Methodologically, the research subsidized the qualitative approach and was characterized as a case study. Documentation analysis (field diary and pedagogical political project of the researched school) and semistructured interview with the teacher were used as instruments of data generation. The research was conducted at a public school in the Federal District identified as a reference in the process of inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The results showed that the evaluation should be understood as an integrating element between teaching and learning, thus extrapolating the barriers of what is evaluable and taking a more comprehensive look at what influences learning and how to evaluate students, the teacher, in the classroom, uses a variety of resources, considering the right to uniqueness of children with autism, among them: activities, oral expression, observations, behavior analysis and adapted assessment. This work proposes an education that recognizes the subject with autism, through a meaningful learning that includes respect, love, playfulness, pleasure and autonomy.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
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