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Título: A inclusão escolar dos alunos da educação especial nos anos iniciais do ensino fundamental e os desafios da prática pedagógica
Autor(es): Castro, Ana Raquel de Aguiar
Orientador(es): Zardo, Sinara Pollom
Assunto: Educação especial
Professores - formação
Educação inclusiva
Inclusão escolar
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 11-Fev-2019
Referência: CASTRO, Ana Raquel de Aguiar. A inclusão escolar dos alunos da educação especial nos anos iniciais do ensino fundamental e os desafios da prática pedagógica. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral compreender o processo de inclusão escolar dos alunos da Educação Especial nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública do Distrito Federal e os desafios da prática pedagógica em tal contexto. Como objetivos específicos, foram propostos: a) identificar de que forma o projeto político-pedagógico da escola pesquisada contempla a inclusão dos alunos da Educação Especial nos anos iniciais do Ensino Fundamental; b) averiguar se a formação inicial dos professores subsidiou a prática pedagógica na perspectiva da educação inclusiva; c) verificar os desafios da prática pedagógica no processo de inclusão escolar dos alunos da educação especial nos anos iniciais do ensino fundamental. Entre os autores utilizados para fundamentação teórica, destacam-se Pimenta (1999), Fleuri (2006), Libâneo (1992), Mantoan (2008), e Candau (2008). A pesquisa propõe uma abordagem qualitativa de um estudo de caso e foram utilizados, como instrumentos de coleta de dados, análise documental, observação participativa e entrevistas semiestruturadas com professoras do segundo e do quinto ano dos anos iniciais de uma escola pública da região administrativa do Cruzeiro Novo-DF. A investigação apontou que o Projeto Político Pedagógico da escola pesquisada assegura, aos alunos da Educação Especial, a aprendizagem por meio de práticas diferenciadas, que respeitam as necessidades educacionais específicas e a oferta do atendimento especializado. Verificou-se, também, nos relatos das professoras que participaram desta pesquisa, a ausência de disciplinas específicas da área da Educação Especial durante a formação inicial das docentes, sendo que tais conhecimentos apenas foram obtidos por meio de cursos de formação continuada (aperfeiçoamento ou pós-graduação) e da troca de experiência com seus pares. Também foi constatado que um dos desafios da prática pedagógica com alunos da Educação Especial se refere à participação da família no cotidiano escolar. Conclui-se, a partir dos resultados obtidos, que a formação de professores é fundamental para a efetiva inclusão dos alunos da Educação Especial, e compreende-se o valor dos docentes, dos recursos, a estrutura física acessível e da participação da família e de todos que envolvem a comunidade escolar na busca de uma educação inclusiva.
Abstract: The overall aim of this paper is to understand the process of school inclusion of Special Education students in the initial years of elementary school in a public school of the Federal District and the challenges of the pedagogical practice in such context. As specific objectives, it was proposed: a) to identify how the political-pedagogical project of the school contemplates the inclusion of Special Education students in the initial years of elementary school; b) to investigate if the initial teacher training subsidized the pedagogical practice in the perspective of inclusive education; c) to verify the challenges of the pedagogical practice in the process of school inclusion of Special Education students in the initial years of elementary education. Among the authors used for theoretical foundation, we highlight Pimenta (1999), Fleuri (2006), Libâneo (1992), Mantoan (2008), and Candau (2008). The research proposes a qualitative approach of a case study and the instruments of data collection used were: documentary analysis, participatory observation and semi-structured interviews with teachers of the second and fifth year of the initial years of a public school in the administrative region of Cruzeiro Novo in the Federal District. The investigation pointed out that the Pedagogical Political Project of the researched school ensures, to the Special Education students, the learning through differentiated practices, that respect the specific educational needs and the offer of the specialized assistance. It was also verified in the reports of the teachers who participated in this research, the absence of specific subjects in the area of Special Education during their initial training, and that such knowledge was only obtained through continuing education courses (further training or postgraduate) and the exchange of experiences with their peers. One of the challenges also identified of the pedagogical practice with the students of Special Education refers to the participation of the family in the school routine. Based on the results obtained, it is concluded that teacher education is fundamental for the effective inclusion of Special Education students, and includes the value of teachers, resources, accessible physical structure and participation of the family and all the school community in the pursuit of an inclusive education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
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