Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2135
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_IzildaRodriguesVianaAssis.pdf245,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aprendizagem das crianças com necessidades especiais
Autor(es): Assis, Izilda Rodrigues Viana
Orientador(es): Carvalho, Susana Silva
Assunto: Aprendizagem - avaliação
Pessoas com deficiência intelectual
Educação inclusiva
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 5-Nov-2011
Referência: ASSIS, Izilda Rodrigues Viana. Aprendizagem das crianças com necessidades especiais. 2011. 55 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O tema pesquisado foi a aprendizagem das crianças com necessidades educativas especiais. O presente trabalho teve por finalidade estudar o processo de inclusão, em uma escola regular, no Município de Ipatinga MG, enfatizando a aprendizagem das crianças com necessidades educativas especiais. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos questionários e observações feitas em sala de aula. Falar em escolas inclusivas, tem que se falar do papel do professor, pois este tem que criar maneiras para que esse aluno aprenda, abusar da sua criatividades ao preparar as suas aulas, esses alunos tem que participar de todas as disciplinas escolares, usar o jogo e a brincadeira como forma de ensinar, trabalhar com esse aluno a linguagem e a escrita. Várias são as metodologias utilizadas para despertar o interesse deste aluno. Para embasamento teórico fez-se estudo de vários autores dentre kelman [et al.] (2010), Silva (2010) entre outros A pesquisa foi realizada na Escola Municipal JK, onde foram entrevistados quatro professores e dois pais de alunos com necessidades especiais. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, tendo como instrumento de abordagem a pesquisa bibliográfica onde aconteceu através da leitura e interpretação de contribuições teóricas já existentes sobre o assunto abordado, mantendo desta forma o que Maciel e Raposo (2010) propõe, um diálogo de construção do conhecimento. Como conclusão o estudo aponta para novas atitudes, novos questionamentos, um novo olhar sobre os alunos com necessidades educacionais especiais e as possibilidades de concretizar sua aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons