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https://bdm.unb.br/handle/10483/21346
Título: | Projeto e desenvolvimento de uma lixadeira de cinta |
Autor(es): | Brum, Vinícius Borges |
Orientador(es): | Viana, Rhander |
Assunto: | Usinagem Retificação e polimento |
Data de apresentação: | Dez-2018 |
Data de publicação: | 8-Fev-2019 |
Referência: | BRUM, Vinícius Borges. Projeto e desenvolvimento de uma lixadeira de cinta. 2018. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Nesse trabalho serão apresentadas informações referentes ao projeto e desenvolvimento
de uma lixadeira de cinta. O trabalho está focado em cinco conjuntos de elementos
mecânicos, as polias, os mancais, os eixos de fixação das polias intermediaria e movida,
a estrutura e o tensionador do sistema.
São consideradas teorias de elementos de transmissão
flexível para aquisição dos carregamentos
pois a ferramenta abrasiva do sistema é uma espécie de correia com costado
de tecido, a partir disso temos as informações necessárias para projeto do restante dos
elementos. A estrutura foi analisada de forma a avaliar e validar estruturas utilizadas em
lixadeiras comerciais.
Para projeto dos eixos duas situações foram consideradas, a usinagem em aço 1010
e a utilização de um parafuso comercial classe 8.8. Esses foram analisados conforme
restrições geométricas e de resistência para a de finição de qual seria adotado.
A estrutura e o tensionador foram projetados através de modelos comerciais de lixadeiras
e nelas são utilizadas chapas de 1/2 e de 3/4 de polegada. Tanto a estrutura
quanto o tensionador foram analisados com o auxílio de softwares Computer-Aided Design
(CAD)/Computer-Aided Engineering (CAE), esses apresentaram resultados de tensões,
deformações, fator de segurança e vida em fadiga para os conjuntos.
Ao fi nal foram selecionados mancais SKF série 6301 e parafusos classe 8.8 M12 para
utilização como eixos do sistema. Com as condições impostas, o software CAE apresentou
que toda a estrutura está superdimensionada e com fator de segurança elevado, isso foi
mantido para que exista um efeito visual de segurança.
Espaçadores, apoios e elementos de auxilio no ajuste do equipamento e outros elementos
que não apresentam risco para a funcionalidade do projeto não são apresentados
nesse trabalho. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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