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dc.contributor.advisorShynkarenko, Olexiy-
dc.contributor.authorVieira Filho, Sebastião Roni-
dc.identifier.citationVIEIRA FILHO, Sebastião Roni. Análise aerodinâmica de um motor Ramjet sob diferentes condições de voo. 2018. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.pt_BR
dc.description.abstractNa Engenharia Aeroespacial, um campo de suma importância é a área de motores. Na prática, engenheiros buscam desenvolver motores com o melhor desempenho possível associado a custos adequados de manufatura. A eficiência de um motor aeronáutico pode depender de muitos fatores tais como velocidade de vôo, tipo de motor utilizado, tipo de combustível, altitude de vôo entre outros. Há inúmeros parâmetros utilizados para se mensurar o desempenho de motores, sendo o empuxo e o impulso específico os mais comuns. Neste trabalho, o tipo de motor a ser estudado chama-se Ramjet, que é um motor atmosférico usado em aplicações de vôo em regime supersônico, de configuração mais simples se comparado a demais motores e com boas características de desempenho. É conhecido da literatura que a eficiência de um motor Ramjet está relacionada a alguns fatores como número de Mach e geometria da entrada do difusor. Através de formulação analítica e simulação computacional, deseja-se analisar como alguns parâmetros de desempenho do motor Ramjet podem ser influenciados pela variação do número de Mach.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordVeículos espaciais - sistemas de propulsãopt_BR
dc.titleAnálise aerodinâmica de um motor Ramjet sob diferentes condições de voopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-07T12:16:49Z-
dc.date.available2019-02-07T12:16:49Z-
dc.date.submitted2018-06-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21337-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1In Aerospace engineering, a field of great importance is the area of engines. In practice, engineers aim to develop engines with the best performance possible associated to adequate manufacturing costs. The efficiency of an aeronautical engine usually depends on many factors such as: flight speed, type of engine used, type of fuel, flight attitudes and others. There are many parameters used to measure the engine performance, being the thrust and specific impulse the most commons. In this work, the type of engine to be analyzed is called Ramjet, which is an atmospheric engine used in supersonic flight applications. This engine has simpler configuration if compared to other types of atmospheric engines and this engine also has good performance characteristics. It is known from literature that efficiency of a Ramjet engine is related to some factors such as Mach number and diffuser geometry. Through analytical formulation and flow simulation, it is desirable analyzing how some performance parameters can be influenced by changes in Mach number, for the case of Ramjet engines.pt_BR
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