Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2124
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_VitordeAlmeidaRodriguesSalgado.pdf1,99 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação das provisões técnicas do mercado segurador do Brasil
Autor(es): Salgado, Vitor de Almeida Rodrigues
Orientador(es): Gartner, Ivan Ricardo
Assunto: Seguros
Ativos (Contabilidade)
Data de apresentação: 1-Jul-2011
Data de publicação: 31-Out-2011
Referência: SALGADO, Vitor de Almeida Rodrigues. Aplicação das provisões técnicas do mercado segurador do Brasil. 2011. 48 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Nessa pesquisa buscou-se observar como as companhias seguradoras que atuam no Brasil alocam o capital das provisões técnicas e se o mercado como um todo cumpre com a resolução 3.308 de 2005 do Conselho Monetário Nacional. Provisão Técnica é uma parte dos recursos recebidos pelas companhias como pagamento pelo risco assumido em nome do cliente. Isso foi feito através de dados secundários fornecidos pelas companhias seguradoras, pelas agências reguladoras do mercado de seguros no Brasil (Conselho Monetário Nacional, Superintendência de Seguros Privados, Conselho de Valores Mobiliários) e federações que atuam no mercado (Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização). A resolução de 2005 regula em que proporção os ativos garantidores (provisões técnicas) podem ser investidos. Foi feita uma análise descritiva da carteira de ativos garantidores de forma agregada e concluiu-se que a carteira de mercado segue a resolução, além de outros resultados que demonstram a grande concentração de recursos alocados em ativos de baixo risco.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons