Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21236
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_FilipeAlbertFelixAlves_tcc.pdf619,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Tratamento farmacológico da dependência por cocaína : um levantamento bibliográfico sobre ensaios clínicos
Autor(es): Alves, Filipe Albert Félix
Orientador(es): Barros, Marília
Assunto: Dependência química
Drogas - abuso
Data de apresentação: 23-Nov-2018
Data de publicação: 24-Jan-2019
Referência: ALVES, Filipe Albert Félix. Tratamento farmacológico da dependência por cocaína: um levantamento bibliográfico sobre ensaios clínicos. 2018. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A dependência por cocaína é um problema de saúde pública em diversos países. Apesar do seu alto potencial de causar dependência, ainda não se tem um protocolo clínico para o tratamento farmacológico. No entanto, com base em resultados promissores vistos em estudos com animais, alguns estudos clínicos já foram realizados na tentativa de identificar terapias farmacológicas para reduzir o desejo de consumir essa substância. Assim, o presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico acerca dos ensaios clínicos publicados nos últimos 20 anos sobre a terapia farmacológica para dependência de cocaína, identificando as classes farmacológicas dos medicamentos já utilizados e o resultado desse tratamento. Para tanto, foi realizada uma busca nas bases de dados Scopus, Web of Science e Pubmed, utilizando os termos cocaine, addiction, drug treatment. Foram incluídos apenas estudos clínicos realizados entre 1998 e 2018 que avaliaram um tratamento medicamentoso em usuários de cocaína. Foram encontrados 34 ensaios clínicos, avaliando 11 classes terapêuticas diferentes, das quais nove tem ação direta sobre o sistema nervoso central. A modafinila foi o medicamento mais analisado. Além disso, houve muita divergência em termos do efeito do tratamento no desejo de consumir a droga, possivelmente por influência de grandes variações na metodologia empregada nos estudos avaliados. Portanto, ainda é necessário realizar novos estudos, utilizando novas doses, outros alvos farmacológicos e métodos mais padronizados para que se obtenha um tratamento eficaz na redução do consumo de cocaína.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2018.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons