Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21216
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_KarolineMacielFerreira_tcc.pdf897,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desempenho agronômico em vaso de cultivares de manjericão, em ambiente protegido, na região do Distrito Federal
Autor(es): Ferreira, Karoline Maciel
Orientador(es): Vilela, Michelle Souza
Assunto: Horticultura
Manjericão - cultivo
Data de apresentação: Jul-2018
Data de publicação: 22-Jan-2019
Referência: FERREIRA, Karoline Maciel. Desempenho agronômico em vaso de cultivares de manjericão, em ambiente protegido, na região do Distrito Federal. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O manjericão é uma planta condimentar, aromática e medicinal, além de também ser considerada ornamental ou ornamental comestível, novo ramo dentro do mercado de paisagismo mundial. Dessa forma, o desenvolvimento de pesquisas que visam o entendimento de melhores técnicas de cultivo, além da observação do desempenho agronômico de diferentes cultivares em diferente locais e recipientes de cultivo, tem grande relevância na atualidade. Nesse sentido, esse trabalho teve a finalidade de avaliar o desenvolvimento de seis cultivares de manjericão, em vaso, em ambiente protegido, naregião do Distrito Federal. Para tanto, foi desenvolvido um experimento em blocos casualizados, com seis cultivares, ‘Alfavaca Verde’, ‘Manolo’, ‘Limoncello’, ‘Sabory’, ‘Fraganza’, ‘Grecco a Palla’, que correspondiam aos tratamentos, e quatro repetições. Foram avaliadas as características: índice de velocidade de germinação, porcentagem de germinação, comprimento de parte aérea em cm, comprimento de raiz em cm, massa fresca da parte aérea em g, massa fresca da raiz em g, relação da massa fresca da parte aérea/massa fresca da raiz, massa seca da parte aérea em g, massa seca da raiz em g, relação da massa seca da parte aérea/massa seca da raiz e número de folhas. Após a análise dos dados observou-se que as cultivares diferiram entre si para a maioria das características avaliadas, exceto para comprimento de parte aérea, massa fresca de parte aérea, relação da massa fresca da parte aérea sobre a massa fresca da raiz e massa seca da parte aérea. Os valores do coeficiente de variação para essas variáveis ficaramabaixo de 30%, demonstrando boa precisão experimental. As cultivares ‘Alfavaca Verde’ e ‘Sabory’ apresentaram as maiores médias de porcentagem de germinação (81,25% e 78,12%, respectivamente). A cultivar ‘Sabory’ apresentou desempenho superior na maioria das características avaliadas, sendo considerada uma cultivar interessante para ser utilizada para comercialização em vasos na região do Distrito Federal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2018.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons