Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2121
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SusyJorgedosSantos.pdf140,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Construção coletiva do projeto político pedagógico na área de Ciências Biológicas do Colégio Estadual Cônego Ramiro
Autor(es): Santos, Susy Jorge dos
Orientador(es): Carneiro, Lívio Dantas
Assunto: Escolas - organização e administração
Planejamento educacional
Comunidade e escola
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 28-Out-2011
Referência: SANTOS, Susy Jorge dos. Construção coletiva do projeto político pedagógico na área de ciências biológicas do Colégio Estadual Cônego Ramiro. 2011. 33 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: Considerando que a gestão escolar, numa perspectiva democrática tem características e exigências próprias e que para efetivá-la, é fundamental observar procedimentos que promovam o envolvimento, o comprometimento e a participação das pessoas, torna-se necessário exercer funções que fortalecem a presença e a atuação das pessoas envolvidas. Foi buscando exercer esse modo democrático de gestão e visando adequar o ensino na área de Ciências Biológicas do Ensino Médio às matrizes curriculares que esse trabalho buscou abranger o exercício de poder, incluindo os processos de planejamento, as tomadas de decisões e a avaliação dos resultados alcançados. Após análise do Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Cônego Ramiro, tratou-se, de fortalecer os procedimentos de participação das comunidades escolar e local na administração da escola durante a adequação da mesma para o fortalecimento do Ensino Médio, focando principalmente na área de Ciências Biológicas descentralizando os processos de decisão e dividindo responsabilidades, através de reuniões, debates, coletas de dados e envolvimento de todos os segmentos no momento da implantação do curso no referido Colégio. Analisou-se que nas escolas e nos sistemas de ensino, a gestão democrática tem por objetivo envolver todos os segmentos interessados na construção de propostas coletivas de educação por intermédio principalmente do Projeto Político Pedagógico. Verificou-se que esse deve ser o instrumento maior da escola para garantir o sucesso da aprendizagem de todos os estudantes e a qualidade social da educação, bem como garantir a igualdade de condições para o acesso dos alunos e sua permanência e o pluralismo de ideias. Foi possível perceber que o Projeto Político Pedagógico deve ser construído para responder as demandas locais e direcionar ações para facilitar a aprendizagem dos alunos na área em foco, não aceitando passivamente o seu fracasso e exclusão. Concluiu-se que diante da necessidade de democratização do conhecimento, do fortalecimento da autonomia escolar no processo de construção do Projeto Político Pedagógico a coletividade constitui um referencial importantíssimo para o desenvolvimento dessa atividade educacional. Cabe ressaltar, no entanto, que esse instrumento está sujeito a adequações necessárias a cada momento do fazer pedagógico e do trabalho realizado pela escola, pois não pode ser considerado definitivo, uma vez que constitui hipóteses às quais a prática pedagógica, em sala de aula, irá confirmar e/ou transformar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons