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dc.contributor.advisorNogueira, Jorge Madeira-
dc.contributor.authorSousa, Rammana Oliveira de Matos-
dc.identifier.citationSOUSA, Rammana Oliveira de Matos. Comportamento pró-ativo: uma alternativa para o desenvolvimento sustentável da hotelaria. 2007. 73 f. Monografia (Especialização em Turismo e Desenvolvimento Sustentável)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2007.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa foi desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico, com o objetivo de ressaltar a importância do comportamento pró-ativo de empresas do setor hoteleiro como alternativa para o desenvolvimento sustentável da atividade turística, em sua plenitude. O turismo é expressivo, em termos econômicos, constituindo-se na principal fonte de receita para alguns países e, torna-se ainda mais significativo quando desenvolvido de forma responsável. Já a hotelaria é um dos segmentos mais importantes do turismo por oferecer serviços que atendem as necessidades básicas dos seres humanos. Não obstante é, muitas vezes, o propósito de viagem do turista, configurando-se como atrativo e, portanto, potencializador da atividade turística. É inadequado, principalmente nos dias atuais, pensar em crescimento sem foco no desenvolvimento sustentável. Do contrário, ocorrem grandes impactos negativos que acabam refletindo não apenas no meio ambiente, mas também, na própria atividade-fim. Portanto, deve haver planejamento, conscientização e uma postura mais responsável perante os recursos naturais, que pode ser efetivada através do comportamento pró-ativo. Este tipo de comportamento é caracterizado por ser voluntário e traz benefícios à imagem institucional do meio de hospedagem turístico. Ainda, gera facilidades, como financiamento mais acessível, devido a maior credibilidade no mercado. Existem outras vantagens da pró-atividade que não estão somente associadas a vantagens e retorno financeiro. O comportamento pró-ativo pressupõe sustentabilidade, à medida que, colabora para a manutenção do meio ambiente e da qualidade de vida para as populações, não somente em escala local, mas também com abrangência global.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordHotelariapt_BR
dc.subject.keywordComportamento proativopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.titleComportamento pró-ativo : uma alternativa para o desenvolvimento sustentável da hotelariapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.date.accessioned2009-04-09T18:09:22Z-
dc.date.available2009-04-09T18:09:22Z-
dc.date.created2007-
dc.date.issued2009-04-09T18:09:22Z-
dc.date.submitted2007-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/211-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research was developed through a bibliographic review and intends to emphasize the importance of the proactive conduct as an alternative to the hospitality industry in reaching the sustainable development of the tourism activity. By an economic analysis, tourism is very expressive and a very important financial activity in many countries, being even more significative when developed in a responsible way. Yet, Hospitality is one of the most considerable segments of the tourism activity because it offers services that attends some of the necessities of the human being. Besides, the hotel category may be the only intention of the trip, as it takes place as a main attractive, reinforcing it´s role in the growth of the tourism industry. It is inappropriate, nowadays, to think about economic growth without focusing mainly on the sustainable development. If not, it could provide negative impacts on the environment and also in the activity itself. Thus tourism seeks a strategic planning, and furthermore it should be a concise activity, maintaining a responsible posture over the environment. This posture can be achieved trough the proactive conduct. This kind of conduct is characterized to be voluntary, bringing benefits to the institutional image of the hotel. Besides, it can enforce the business credibility in the Market. There are other advantages of proactivity that are not only associated to financial gains and returns. The proactive conduct means sustentability because it contributes to decrease environmental impacts and improve the quality of life to populations locally and global-wide.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2007.TCC.211-
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