Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21190
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ArthurSantosDeAraujo_tcc.pdf863,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do mercado futuro do boi gordo
Autor(es): Araújo, Arthur Santos de
Orientador(es): Silva, Itiberê Saldanha
Coorientador(es): Botelho Filho, Flávio Borges
Assunto: Bovino
Pecuária
Data de apresentação: Jul-2018
Data de publicação: 18-Jan-2019
Referência: ARAÚJO, Arthur Santos de. Análise do mercado futuro do boi gordo. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A engorda do boi gordo, por meio de confinamento tem crescido no Brasil no últimos anos. Há varias razões para isso. Este trabalho, por meio de duas simulações, teve como objetivo estimar se os produtores em 2016 tiveram lucro no uso da estacionalidade para obter melhores preços, e se produtores que realizaram o hedge obtiveram vantagens através da comparação de seu lucro liquido e seus indicadores de lucratividade e rentabilidade. Como metodologia, foram utilizados aspectos que afetam o preço final do boi gordo: o boi magro, o custo de produção de uma arroba (@) de carcaça - os juros de capital investido. Seguido pela avaliação do lucro, indicador de lucratividade e rentabilidade. Os resultados encontrados demonstram que os produtor produtores que conduziram todo seu sistema somente pelo mercado físico (SPOT) que tiveram lucro de R$ 56,52/@. E para aqueles fizeram o hedge, e "travaram" o preço em julho, fixando o preço esperado em julho para outubro no mercado de futuros obtiveram um lucro de 103,26/@, indicador de lucratividade de 11,08% e indicador de rentabilidade de 12,46%, quase o dobro em relação aos que não utilizaram essa ferramenta.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2018.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons