Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21187
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_VinicciusLimaAttie_tcc.pdf818,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeito da aplicação de hipoclorito de sódio em alguns atributos de qualidade de sementes de quinoa
Autor(es): Attiê, Viniccius Lima
Orientador(es): Blum, Luiz Eduardo Bassay
Assunto: Sementes - fisiologia
Patologia de semente
Data de apresentação: Dez-2017
Data de publicação: 18-Jan-2019
Referência: ATTIÊ, Viniccius Lima. Efeito da aplicação de hipoclorito de sódio em alguns atributos de qualidade de sementes de quinoa. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho objetivou testar o efeito do hipoclorito de sódio nos atributos patológicos, germinação e vigor de sementes de quinoa. O estudo foi desenvolvido no Laboratório de Micologia, pertencentes ao Departamento de Fitopatologia, da Universidade de Brasília e ocorreu entre os meses de agosto a novembro de 2017. Foram utilizados sete lotes de sementes de quinoa, cultivar BRS Syetetuba. O trabalho foi dividido em duas partes, sendo denominados Estudo I e Estudo II. No Estudo I, foram utilizadas diferentes concentrações de hipoclorito de sódio: 0%, 2%, 4% e 6% e apenas um lote de semente. Da massa total, 2,5 g de sementes foram pesadas e colocadas em tubos plásticos do tipo falcon, sendo 4 repetições para cada tratamento e em seguida, adicionou-se 5 ml de solução em cada repetição. As sementes permaneceram embebidas na solução durante 10 min. Depois foram adicionados 10 mL de água destilada e esterilizada, visando remover o excesso de hipoclorito. Em seguida foram postas para secar sobre 2 folhas de papel filtro esterilizado. As caixas foram levadas a capela de fluxo laminar, onde permaneceram tampadas por 30 min até da montagem dos testes de germinação e sanidade. No estudo II, foi utilizada apenas uma dose de hipoclorito, porém aplicada aos sete lotes de sementes de quinoa. A metodologia do tratamento neste segundo estudo foi a mesma empregada no primeiro, exceto por usar apenas a concentração de 4% e sete lotes de sementes. Utilizou-se o método do Papel de Filtro (blotter test) com congelamento para verificar a qualidade patológica das sementes. O vigor e germinação foram avaliados pelo teste de primeira contagem e padrão de germinação, respectivamente. As concentrações de 4 e 6% de hipoclorito foram as mais eficientes no controle de patógenos, não causando diminuição da germinação e vigor as sementes de quinoa. A concentração de 4% foi escolhida por apresentar elevado controle de patógenos, por ser menor e consequentemente, mais econômica, quando comparada a de 6%. Não houve efeito deletério à germinação e vigor das sementes quando aplicada a concentração de 4% de hipoclorito de sódio aos diferentes lotes de sementes de quinoa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2017.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons