Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2116
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarcusViniciusdeAraujoRamos.pdf1,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Atributos importantes para a satisfação dos clientes de bares de Brasília
Autor(es): Ramos, Marcus Vinícius de Araújo
Orientador(es): Alfinito, Solange
Assunto: Satisfação do consumidor
Bares
Data de apresentação: 11-Jul-2011
Data de publicação: 26-Out-2011
Referência: RAMOS, Marcus Vinícius de Araújo. Atributos importantes para a satisfação dos clientes de bares de Brasília. 2011. 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O aumento na satisfação dos consumidores está relacionado à geração de emprego e renda, e uma das maneiras de alcançar este resultado é por meio do aumento do desempenho dos atributos mais importantes para esses clientes. Esta monografia apresentou um estudo exploratório e descritivo, com o objetivo de identificar quais são os atributos mais importantes para a satisfação dos clientes de bares de Brasília, um mercado que apresenta carência de pesquisas. Os atributos foram listados em um estudo qualitativo, e classificados em unidimensionais, atrativos, obrigatórios e neutros em um estudo quantitativo realizado junto a 519 consumidores, seguindo a metodologia de Análise Competitiva dos Gaps de melhoria. Foram sugeridas ações prioritárias para cada grupo de atributos e foi verificado que há distinção na classificação dos atributos de acordo com a idade. Foi analisada também a correlação entre o desempenho dos atributos unidimensionais e a satisfação geral dos clientes, que se mostrou significativa e positiva. A presente pesquisa contribuiu com a academia, por meio da aplicação do modelo de Análise Competitiva dos Gaps de Melhoria em um contexto inédito, servindo como ponto de partida para formulação de novas hipóteses e estudos futuros.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons