Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21153
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BrunaElisabeteMariaBelchiorRolim_tcc.pdf686,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelo de análise da viabilidade financeira de investimento em ferrovias : estudo de caso : acesso ferroviário ao Porto de Paranaguá
Autor(es): Rolim, Bruna Elisabete Maria Belchior
Orientador(es): Garcia, Reinaldo Crispiniano
Assunto: Transporte ferroviário de carga
Ferrovias
Investimentos
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 6-Dez-2018
Referência: ROLIM, Bruna Elisabete Maria Belchior. Modelo de análise da viabilidade financeira de investimento em ferrovias: estudo de caso: acesso ferroviário ao Porto de Paranaguá. 2018. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente estudo buscou analisar a viabilidade financeira de investimentos para incrementar a capacidade e a segurança no transporte ferroviário de carga. O modelo desenvolvido é aplicado a um trecho de 168,1 km que corresponde ao acesso ferroviário do Porto Paranaguá/PR. Para tal, foi utilizada uma metodologia que identifica os gargalos ferroviários através da análise do cenário atual, propondo em seguida cenários de melhoria e por fim analisando tanto indicadores ferroviários quanto de viabilidade financeira para obter o melhor resultado. Ao final deste estudo chegou-se ao investimento mínimo viável no incremento de capacidade e segurança no transporte ferroviário de carga com o objetivo de impedir a saturação da via nos próximos 10 anos.
Abstract: The present study sought to analyze the financial feasibility of investments to increase capacity and safety in rail freight transportation. The model developed is applied to a 168.1 km stretch that corresponds to the rail access of Paranaguá Port / PR. For this, a methodology that identifies the railway bottlenecks through the analysis of the current scenario, then proposes scenarios of improvement and finally analyzing both rail indicators and financial feasibility to obtain the best result was used. At the end of this study, the minimum feasible investment in the increase of capacity and safety in rail freight transport was reached in order to prevent the saturation of the highway in the next 10 years.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons