Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/21153
Título: | Modelo de análise da viabilidade financeira de investimento em ferrovias : estudo de caso : acesso ferroviário ao Porto de Paranaguá |
Autor(es): | Rolim, Bruna Elisabete Maria Belchior |
Orientador(es): | Garcia, Reinaldo Crispiniano |
Assunto: | Transporte ferroviário de carga Ferrovias Investimentos |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 6-Dez-2018 |
Referência: | ROLIM, Bruna Elisabete Maria Belchior. Modelo de análise da viabilidade financeira de investimento em ferrovias: estudo de caso: acesso ferroviário ao Porto de Paranaguá. 2018. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente estudo buscou analisar a viabilidade financeira de investimentos para incrementar a
capacidade e a segurança no transporte ferroviário de carga. O modelo desenvolvido é aplicado a
um trecho de 168,1 km que corresponde ao acesso ferroviário do Porto Paranaguá/PR. Para tal,
foi utilizada uma metodologia que identifica os gargalos ferroviários através da análise do
cenário atual, propondo em seguida cenários de melhoria e por fim analisando tanto
indicadores ferroviários quanto de viabilidade financeira para obter o melhor resultado. Ao
final deste estudo chegou-se ao investimento mínimo viável no incremento de capacidade e
segurança no transporte ferroviário de carga com o objetivo de impedir a saturação da via nos
próximos 10 anos. |
Abstract: | The present study sought to analyze the financial feasibility of investments to increase
capacity and safety in rail freight transportation. The model developed is applied to a 168.1
km stretch that corresponds to the rail access of Paranaguá Port / PR. For this, a
methodology that identifies the railway bottlenecks through the analysis of the current
scenario, then proposes scenarios of improvement and finally analyzing both rail indicators
and financial feasibility to obtain the best result was used. At the end of this study, the
minimum feasible investment in the increase of capacity and safety in rail freight transport
was reached in order to prevent the saturation of the highway in the next 10 years. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018. |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons