Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21146
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_EduardoBrunoDeOliveiraCardoso_tcc.pdf2,82 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto e dimensionamento de ponte em concreto protendido
Autor(es): Cardoso, Eduardo Bruno de Oliveira
Orientador(es): Martins, Paulo Chaves de Rezende
Coorientador(es): Villaverde Barbán, Vladimir
Assunto: Pórticos estruturais
Engenharia de estruturas
Pontes - projetos e construção
Data de apresentação: 23-Ago-2018
Data de publicação: 6-Dez-2018
Referência: CARDOSO, Eduardo Bruno de Oliveira. Projeto e dimensionamento de ponte em concreto protendido. 2018. 135 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Neste trabalho é apresentado a análise e dimensionamento dos elementos da superestrutura de uma ponte composta por vigas pré-moldadas protendidas. A arquitetura do projeto foi baseada em uma ponte construída em Sicília, Itália. Para fins acadêmicos deste projeto será considerada a execução da ponte no Brasil, assim, seguindo as normatizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e manuais dos órgãos de trânsito. Por fim, neste projeto será apresentada a concepção estrutural e análise das solicitações na superestrutura pelo método dos elementos finitos, o dimensionamento de cada elemento estrutural e o detalhamento, incluindo memorial de cálculo e descritivo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons