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dc.contributor.advisorIshikawa, Edison-
dc.contributor.authorCorrêa, Eduardo Furtado Sá-
dc.identifier.citationCORRÊA, Eduardo Furtado Sá. Jogos eletrônicos e o desenvolvimento do pensamento computacional: um estudo de caso. 2017. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractÉ cada vez mais comum que jovens joguem jogos eletrônicos e, portanto, torna-se muito importante compreender que capacidades são desenvolvidas por causa desses hábitos, em especial se levam ao desenvolvimento do pensamento computacional. Este trabalho faz um estudo exploratório com um jogo eletrônico popular, Counter-Strike: Global Offensive, a fim de investigar se ele leva ao desenvolvimento do pensamento computacional nos jogadores. Foram coletados dados de 283 voluntários na primeira etapa e 41 voluntários na segunda etapa. A partir dos dados foi investigado se haviam correlações entre o hábito de jogar e a nota de um teste que foi desenvolvido para medir o desenvolvimento do pensamento computacional e que foi aplicado em dois momentos, no início e no final de um período de dois meses. A partir dos resultados foi possível constatar que jogar o jogo eletrônico em questão não levou ao desenvolvimento do pensamento computacional nos jogadores que participaram do estudo. No entanto, este resultado foi importante para identificar as características que um jogo eletrônico deveria ter para desenvolver o pensamento computacional, ou ao contrário, que tipo de jogos eletrônicos não desenvolve, necessariamente, o pensamento computacional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJogos digitaispt_BR
dc.subject.keywordGamificaçãopt_BR
dc.titleJogos eletrônicos e o desenvolvimento do pensamento computacional : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-11-20T14:16:10Z-
dc.date.available2018-11-20T14:16:10Z-
dc.date.submitted2017-03-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21061-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoBotelho, Francisco-
dc.description.abstract1It is more and more common for young people to play video games and, therefore, it becomes very important to understand what skills are developed because of these habits, especially whether they lead to the development of computational thinking. This work makes an exploratory study with a popular video game, Counter-Strike: Global Offensive, in order to investigate whether it leads to the development of computational thinking in players. Data were collected from 283 volunteers in the first stage and 41 volunteers in the second stage. From the data it was investigated if there were correlations between the habit of playing and the scores of a test that was developed to measure the development of computational thinking and that was applied in two moments, in the beggining and at the end of a period of two months. Nonetheless, this result was important to identify the characteristics that a video game should have to develop computational thinking, or on the contrary, what kind of video games does not, necessarily, develop computational thinking.pt_BR
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