Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/21049
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_SarahSerraDeAndrades_tcc.pdf1,78 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O turismo e os azulejos de Athos Bulcão : recursos para o ensino-aprendizagem da geometria
Autor(es): Andrades, Sarah Serra de
Orientador(es): Brasileiro, Iara Lucia Gomes
Coorientador(es): Silva, Erondina Barbosa da
Assunto: Turismo
Brasília (DF) - turismo
Geometria
Data de apresentação: 4-Jul-2018
Data de publicação: 19-Nov-2018
Referência: ANDRADES, Sarah Serra de. O turismo e os azulejos de Athos Bulcão: recursos para o ensino-aprendizagem da geometria. 2018. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho busca identificar elementos dos painéis de Athos Bulcão em monumentos e/ou atrativos turísticos de Brasília como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem da Geometria no Ensino Fundamental - Anos Finais. Realiza o debate entre as segmentações turísticas que podem suportar as discussões sobre o potencial do Turismo como ferramenta metodológica de ensino da Geometria e de auxilio as práticas cidadãs. Utiliza como apoio as rotas temáticas propostas no material básico Turismo Cívico em Brasília, desenvolvido no ano de 2009. Por meio da Base Nacional Comum Curricular (2018), toma conhecimento sobre o Ensino Básico, os objetos de conhecimento e as habilidades que o Governo Federal espera que os alunos desenvolvam ao concluírem as etapas do ciclo educacional. Desta forma, este trabalho mostra, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, o olhar geométrico que pode ser trabalhado inter e multidisciplinarmente nos painéis de Athos Bulcão dos seguintes monumentos cívicos: Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, Teatro Nacional, Torre de Televisão, Congresso Nacional, Ministério das Relações Exteriores e Parque da Cidade.
Abstract: This undergraduate thesis pursues to identify elements from the panels of Athos Bulcão in Brasília monuments and/or tourist attractions as a pedagogical resource to the teaching-learning practice of Geometry in the final years of elementary school. It promotes the debate between touristic segments that can support discussions about the Tourism potential as a methodological tool for the Geometry teaching and citizen practices. It is based on the thematic routes proposed in the basic material Civic Tourism in Brasília, developed in 2009. By means of the Common Curricular National Basis (2018), it apprehends the basic school, the points of knowledge and the abilities that the Federal Government expects that students have developed once they finish their educational cycle stages. Thus, this thesis shows, through bibliographic and documentary research, that Geometry can be studied inter and multidisciplinarly in Athos Bulcão panels in the following civic monuments: Our Lady of Fátima Church, National Theater, Television Tower, National Congress, Ministry of Foreign Affairs and City Park.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2018.
Aparece na Coleção:Turismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons