Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21016
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AlineDosSantosSouza_tcc.pdf476,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino de literatura na educação básica : desafios e oportunidades
Autor(es): Souza, Aline dos Santos
Orientador(es): Tinoco, Robson Coelho
Assunto: Língua portuguesa - estudo e ensino
Literatura - estudo e ensino
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 14-Nov-2018
Referência: SOUZA, Aline dos Santos. O ensino de literatura na educação básica: desafios e oportunidades. 2018. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O ensino da literatura tem sido negligenciado nos currículos das séries da educação básica do sistema público brasileiro. A partir de alguns relatos de estudantes da disciplina Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura 2 da Universidade de Brasília e da leitura de documentos oficiais, constata-se que, na rede pública, a carga horária destinada aos estudos literários vem sofrendo um apagamento nas últimas décadas, o que levou à discrepância entre os conteúdos de literatura frente aos de gramática e produção e interpretação de textos, ambos abordados dentro da disciplina de Língua Portuguesa. Esse histórico de desvalorização da literatura revela diversos desafios que os professores têm encontrado ao ter que destinar uma pequena parte de sua aula para debater textos literários, os quais tendem a ser muito mais complexos que os textos referenciais utilizados para leitura e interpretação de textos em grande parte das aulas de português. Diante desse panorama, inúmeras problemáticas que rodeiam a cadeira de literatura no sistema público podem ser detectadas, dentre elas a falta de programas de educação continuada na formação dos professores, a grande quantidade de conteúdos a serem trabalhados em poucas aulas semanais, a falta de trabalho interdisciplinar, entre outros temas, os quais serão abordados neste trabalho com o intuito de vislumbrar possíveis intervenções futuras.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21016
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons