Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21015
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_PriscilaSiqueiraMelo_tcc.pdf456,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Naufrágio das ilusões : uma releitura de Balzac na era digital
Autor(es): Melo, Priscila Siqueira
Orientador(es): Corrêa, Ana Laura dos Reis
Assunto: Marxismo
Balzac, Honoré de, 1799-1850
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 14-Nov-2018
Referência: MELO, Priscila Siqueira. Naufrágio das ilusões: uma releitura de Balzac na era digital. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho busca situar as discussões literárias enfatizadas em Ilusões Perdidas, de Balzac, a partir do antagonismo entre burguesia e aristocracia, bem representado por meio das vivências dos personagens Lucien e Anaïs, nas relações, configurações e contradições suscitadas através da ascensão do mundo digital. O século XXI é marcado pelo avanço da internet e pela intitulada “Revolução Digital” que trouxe modificações significativas para a vida da sociedade. Conceitos como “influenciadores digitais”, “redes sociais”, “curtidas” e “seguidores” foram inseridos e ressignificados nos ambientes virtuais e reais. Além disso, a criação dos “influenciadores” da era digital acabou por criar uma espécie de ilusão de vida “perfeita” e “livre”, a qual as “pessoas comuns”, ou seja, as influenciadas por estes, almejam e lutam para alcançar. Mas até que ponto a liberdade ostentada por esses indivíduos realmente se mostra eficaz? Seria essa mais uma das características que reforça a visão deformada advinda do capitalismo? Tem-se, neste caso, um exemplo nítido da reificação e do fetichismo? A ligação “humanizadora” que as redes sociais tentam promover seria apenas um reflexo não artístico e banal da sociedade vigente? Pode-se dizer que a realidade do século XXI é uma atualização das descrições de Balzac e que naquela se vivem as mesmas contradições e conflitos internos que os personagens do romance vivenciaram? A vida pública da Sra. de Bargeton pode ser comparada com a “vida pública” experienciada pelos blogueiros da contemporaneidade? Como ocorre a passiva aceitação das deformações psíquicas e morais que muitas vezes são embelezadas pelos influenciadores digitais? E, afinal, qual é o papel da literatura e de outras manifestações artísticas em um mundo fragmentado e submetido às novas formas de alienação?
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons