Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2101
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MiguelAugustoMarcanoGaldino.pdf268,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A pensão por morte no direito previdenciário brasileiro
Autor(es): Galdino, Miguel Augusto Marçano
Orientador(es): Delgado, Gabriela Neves
Assunto: Direito previdenciário
Previdência social
Seguridade social
Data de apresentação: Fev-2011
Data de publicação: 24-Out-2011
Referência: GALDINO, Miguel Augusto Marçano. A pensão por morte no direito previdenciário brasileiro. 2011. 74 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A monografia tem como objetivo tecer breves comentários acerca da disciplina normativa do benefício da Pensão por Morte no Direito Previdenciário Brasileiro. Para tanto, inicialmente, faz-se um estudo histórico mais detalhado, procurando-se identificar as origens da legislação previdenciária, bem como esse processo de preocupação legal, estatal, com os socialmente desfavorecidos, se iniciou na Inglaterra, país pioneiro neste tipo de legislação. Em seguida, avançando no estudo histórico, observou-se mais pormenorizadamente como se deu a evolução legislativa previdenciária no Brasil. No capítulo seguinte, o trabalho focou-se na estrutura atual da Previdência Social brasileira, seus princípios, órgãos, bem como se elencou brevemente todos os benefícios pagos hoje pelo Estado Brasileiro. No último capítulo discorreu-se sobre o benefício enfatizado pelo trabalho, isto é, a Pensão por Morte. Procurou-se analisar muitos de seus vários aspectos, dando-se ênfase aos mais controvertidos, procurando-se levantar uma hipótese para o motivo de a pensão por morte ser o benefício mais dispendioso para os cofres públicos nacionais atualmente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Curso de Graduação em Direito, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.2101
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons