Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21009
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MaristelaDeJesusAbreu_tcc.pdf303,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O nordeste retratado nas faces dos Severinos e descrito nas palavras de Rodrigo S. M.
Autor(es): Abreu, Maristela de Jesus
Assunto: Nordestinos
Crítica literária
Análise literária
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 13-Nov-2018
Referência: ABREU, Maristela de Jesus. O nordeste retratado nas faces dos Severinos e descrito nas palavras de Rodrigo S. M. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Respectiva Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Uma obra que retrata uma vida nordestina não é suficiente, assim como um personagem nordestino não é suficiente para representar um conjunto de pessoas com mentes, almas, crenças e corpos diversos entre si. Não seria tampouco suficiente que apenas uma mente e um limitado número de verbetes se dispusessem a tratar desse assunto. Em se tratando de uma temática omitida por tanto tempo e de um povo que por anos tem sido encaixado, rotulado e disposto em uma estante juntamente a inúmeros outros estereótipos, quanto mais se discorre a esse respeito, maiores chances se tem de chegar a uma imagem mais próxima da imagem real e com foco. Tendo isso como cerne, esse trabalho propõe lançar mais uma vez a luz e os olhares sobre uma realidade concebida antes que João Cabral de Melo Neto se dispusesse a abordá-la e que perdura até hoje, décadas após o último “sim” escrito por Clarice Lispector e narrado por Rodrigo S. M. Partindo de uma análise mais vasta, os dois primeiros capítulos se embrenham em análises individuais das obras Morte e vida severina: auto de natal pernambucano e A hora da estrela, para que a seguir, em um terceiro capítulo, seja possível desenvolver uma pesquisa melhor encaminhada nas minúcias de cada obra.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21009
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons