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dc.contributor.advisorRodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza-
dc.contributor.authorMelo, Maria Luiza Sena de-
dc.identifier.citationMELO, Maria Luiza Sena de. Entre o português e o inglês: elementos gramaticais da aquisição escolar bilíngue. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como tema a Aquisição Escolar Bilíngue em uma escola de Brasília, no afã de observar os elementos gramaticais alternantes entre o Português e o Inglês. O objetivo central é analisar os processos de aquisição de uma segunda língua, o Inglês, em relação com a aquisição de língua materna, o Português. As referências fundamentais são: Monteiro (2008), Votre (2008), Chomsky (1959) e Piaget (1955). Inserido na área da Sociolinguística Geral, no desenvolvimento desse estudo, foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo para coleta e análise dos dados. Ao final chegou-se à conclusão de que processos fonético-fonológicos e morfossintáticos de L1 também ocorrem em L2 e em variação quase constante na fala dos aprendizes bilíngues muito pequenos e em fase de aquisição da linguagem. As alternâncias, empréstimos e interferências são, portanto, processos comuns na aquisição de crianças falantes do Português que estão aprendendo o Inglês como L2 e que estão sob a égide do ensino escolar bilíngue.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSociolinguísticapt_BR
dc.subject.keywordAquisição da segunda línguapt_BR
dc.subject.keywordEducação bilínguept_BR
dc.titleEntre o português e o inglês : elementos gramaticais da aquisição escolar bilínguept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-11-12T12:14:28Z-
dc.date.available2018-11-12T12:14:28Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20997-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This paper has as mean theme the Bilingual Scholar Acquisition in a school located in Brasília to observe the alternances in grammatical elements between the Portuguese and English. Its central goal is to analyze the acquisition process of a second language (the English) related to the acquisition of a first language (the Portuguese). The Fundamentals References are: Monteiro (2008), Votre (2008), Chomsky (1959) and Piaget (1955). Focused on the General Sociolinguistic, on the development of this paper, it has been done bibliographies and field researches to collect and analyze the data. At the end, it could be concluded that phonetic-phonological and morphosyntatic processes from L1 are also current in L2 and as an almost frequent variation on speaking of the bilingual learners. The alternation, borrows and interferences are, therefore, common processes into the acquisition of children that speaks Portuguese and are learning English as L2 under the scenario of a bilingual scholar teaching.pt_BR
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