Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/20996
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CamylaDeCarvalhoMartins_tcc.pdf670,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os predicados nominais na língua Guajá (família Tupí-Guarani)
Autor(es): Martins, Camyla de Carvalho
Orientador(es): Magalhães, Marina Maria Silva
Assunto: Língua portuguesa - verbos
Língua tupi-guarani
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 12-Nov-2018
Referência: MARTINS, Camyla de Carvalho. Os predicados nominais na língua Guajá (família Tupí-Guarani). 2018. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Respectiva Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este artigo trata de um fenômeno a nível sintático da língua Guajá da família Tupi-Guarani, falada no noroeste do Maranhão, que, além de comportar tanto verbos quanto nomes na posição de núcleo de predicado, apresenta tipos distintos de predicados nominais, que se diferenciam morfológica, sintática e semanticamente, um fenômeno comum nas línguas Tupi-Guarani. Neste trabalho apresento a estrutura dos predicados nominais da língua Guajá e, para tanto, explico a diferença destes em relação aos demais tipos de predicados no que se refere à marcação de pessoa, composta de prefixos pessoais e pronomes clíticos, relacionados formalmente ao núcleo do predicado. Para introduzir o tema, descrevo também a diferença entre as classes lexicais nomes e verbos na língua.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2018.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons