Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20982
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_IcaroFelipeBezerraSilva_tcc.pdf935,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Grupos sociais : sujeitos de direitos na representação política
Autor(es): Silva, Ícaro Felipe Bezerra
Orientador(es): Marques, Danusa
Assunto: Grupos sociais
Governo representativo e representação
Democracia
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 9-Nov-2018
Referência: SILVA, Ícaro Felipe Bezerra. Grupos sociais: sujeitos de direitos na representação política. 2018. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho consiste em uma análise teórica da concepção de grupos sociais mobilizados enquanto sujeitos de direitos para se pensar a representação política baseada no horizonte democrático de igualdade. Buscou-se resgatar as definições de representação e governo democrático, além da democracia elitista-pluralista, apontando para o esgotamento dessa lógica concorrencial que reduz os atores sociais aos indivíduos atomizados neutros e os grupos de interesse e de pressão. Ao olhar para as diferentes vertentes da Ciência Política, como as contribuições feministas sobre a política de presença – ou representação descritiva-, o multiculturalismo e o debate sobre reconhecimento e redistribuição, a análise se debruça em uma noção de representação mais justa com possibilidades de lutar em favor de um campo político mais igualitário e que assegura a autonomia e a igualdade substantiva desses indivíduos, porém, concomitantemente também enxerga o cenário liberal/neoliberal que estabelece inúmeras barreiras e desigualdades. O objetivo é contribuir para as discussões teóricas relacionadas à esses grupos sociais para uma representação substancial efetiva que garante o usufruto dos direitos e da cidadania em um sistema democrático verdadeiro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20982
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons