Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20895
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JaquelineAlvesRibeiro_tcc.pdf3,89 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Notícias falsas ou questionáveis compartilhadas em mídias sociais na era da pós-verdade : uma análise do uso da informação científica em postagens sobre vacinas no Facebook
Autor(es): Ribeiro, Jaqueline Alves
Orientador(es): Maricato, João de Melo
Assunto: Notícias falsas
Análise da informação
Redes sociais on-line
Data de apresentação: 15-Ago-2018
Data de publicação: 25-Out-2018
Referência: RIBEIRO, Jaqueline Alves. Notícias falsas ou questionáveis compartilhadas em mídias sociais na era da pós-verdade: uma análise do uso da informação científica em postagens sobre vacinas no Facebook. 2018. 197 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Aborda sobre a desinformação, os efeitos negativos causados pelas notícias falsas e sua influência na tomada de decisão. Levanta critérios de qualidade da informação e alternativas para a diminuição de boatos. Objetivo: Compreender o uso da informação científica nas mídias sociais como argumento para sustentar o posicionamento antivacinação e antivacina. Método: Pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Coleta de dados (229 postagens) do período de 1º a 30 de abril de 2018 do grupo público O lado obscuro das vacinas, presente na rede social Facebook. Análise de 15 postagens com a identificação de elementos desinformantes e verificação da pertinência e coerência da fonte científica citada pelo membro do grupo em relação ao seu comentário e demais links compartilhados. Resultados: Verificou-se que apesar da amostra de 15 postagens serem pertinentes quanto ao seus comentários e links, a fonte científica utilizada pelo grupo muitas vezes (14 ocorrências) faz uso equivocado do estudo/pesquisa, apresentando erros de interpretação, uso de estudos desatualizados, entre outras falhas. Em 13 postagens há incoerência entre a fonte científica e a postagem. Considerações finais: o estudo evidencia a necessidade de maior senso crítico, da expansão da checagem de informação - como tem feito o fact-checking - além da importância dos múltiplos letramentos como o informacional, midiático e científico, visando a formação de uma sociedade capaz de identificar e evitar o compartilhamento de notícias falsas.
Abstract: This research studies the disinformation, the negative effects caused by fake news and its influence on decision making. It gathers information quality criteria and alternatives for the reduction of rumors. Objective: To understand the use of scientific information in social media as an argument to support the anti-vaccination and antivacin positioning. Method: Qualitative research of the exploratory type. Data collection (229 posts) from April 1 to 30, 2018 of the public group O lado obscuro das vacinas, present in the social network Facebook. Analysis of 15 posts with the identification of disinformation elements and verification of the pertinence and coherence of the scientific source cited by the group member in relation to their commentary and other shared links. Results: It was verified that, despite the fact that 15 posts were relevant to their comments and links, the scientific source used by the group often (14 occurrences) makes mistaken use of the study / research, presenting errors of interpretation and use of outdated studies, among other failures. In 13 posts there is incoherence between the scientific source and the post. Final considerations: The study evidences the need for more critical sense of the expansion of information checking - as has fact-checking - besides the importance of multiple literacies such as informational, mediatic and scientific, aiming at the formation of a society capable of identifying and avoid sharing fake news.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons